sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia da Tradição Gaúcha - Dia do Churrasco e dia do Chimarrão, por lei

O invejável churrasco de Lagoa Vermelha
          Instituído pela lei nº 11.929, de 20 de junho de 2003, conhecida como a Lei do Churrasco e do Chimarrão, o dia 24 de abril lembra a instituição do dia especial do churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul. Para os efeitos desta Lei, entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual.


          A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul homenageia, anualmente, com o troféu “Nova Bréscia”, uma churrascaria escolhida como modelo por sua fidelidade ao estilo gaúcho, e com o troféu “Roda de Mate” uma ervateira que se distinguir pela qualidade e aceitação do seu produto.

          Também, neste dia, homenageamos o pioneiro das tradições gaúchas, o primeiro CTG do mundo, o 35 CTG, que na noite passada, dia 23, realizou sua maior premiação de destaques, o Troféu Pioneiro.
         
           Para hoje, o MTG, a EPC, a CGF, o IGTF e a Escola do Chimarrão estão organizando a maior roda de mate virtual do mundo.  A promoção começou dia 10, com o lançamento da ideia de, no dia 21, amigos desafiarem tres amigos a postar uma foto mateando, com as hashtags #vempromate e #pelapazmundial. A brincadeira virtual deu tão certo que hoje, no dia do chimarrão, em várias partes do mundo, em CTGs, casas, clubes, as20h, pessoas estarão mateando com grupos de amigos e rezando, pela paz mundial. Valeu a pena! #felizdiadatradicaogaucha. 

Nenhum comentário: