quarta-feira, 8 de abril de 2015

Santa Catarina em alerta pela doença do "Mormo"

          O rodeio crioulo, previsto para o fim de semana, em Macieira, foi cancelado pelo prefeito Emerson Zanella, em função do registro da doença de Mormo no município de São Cristóvão do Sul. A informação foi confirmada em entrevista à Rádio Tropical (fonte da noticia) na manhã desta quarta-feira, pelo Presidente da Cidasc, Enori Barbieri. 
          De acordo com ele, por meio de um exame laboratorial no dia de ontem, confirmou-se a existência em um equino, na cidade de São Cristóvão do Sul, com a doença do "Mormo". 
         A zoonose, pode atingir humanos, afetando as vias respiratórias. Barbieri salienta que devido a existência de um foco da doença do Mormo em Santa Catarina, está suspenso o trânsito de equinos no estado. Também segundo o Presidente ficam suspensos todos os eventos com aglomeração de cavalos, como rodeios e cavalgadas.
          Tal medida conforme o presidente, será mantida até o momento que for verificada a não mais existência do foco da doença em Santa Catarina, especialmente na cidade de São Cristóvão do Sul.

O Mormo

        O Mormo também conhecido como lamparão é uma doença causada por uma bactéria antigamente conhecida como Pseudomonas mallei e mais recentemente designada como Burkholderia mallei. Doença contagiosa de eqüídeos, acomete cavalos e, de forma mais grave, asininos e muares. Pode ainda acometer humanos de forma também grave e outros mamíferos. A doença é transmitida através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, como pus, urina, secreção nasal e fezes. A bactéria possui um período de incubação de aproximadamente quatro dias.
Fonte: Site da Radio Tropical Fm SC

Nenhum comentário: