quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Respondendo ao Jornal "O Guaíba" de 27/09/2014

          Recebi este Jornal da cidade de Guaíba, berço da revolução farroupilha, terra de fortes tradições, mas que fica maculada, por que deram poder a uma pessoa, para que desse opinião em um informativo semanal da cidade. Pois é, esta senhora, que assina por Denise Rosa, recebeu um gentil espaço do jornal para "detonar" a grande paixão do povo gaúcho.
          Pois a dona Denise, quando se refere que o povo é confuso, entendo que ela tenta passar para os outros a sua confusão, sua falta de conhecimento. Que as pessoas não sabem o que é cultura, o que folclore, o que é tradição. Por certo, este pensamento, é dela.
          Diz ela: "A tradição do gaúcho, qual é, afinal de contas? Churrasco, chimarrão, machismo(?), racismo(?), elitismo e homofobia. Essa é a nossa tradição. É um povo guerreiro? Sem dúvida. Mas também arrogante(...)" - no último parágrafo de sua lamentável coluna.
          Pelo que sei ela já usufruiu dessa "tradição", participando de entidades tradicionalistas (é professora de violão em Guaíba) mas agora, a exemplo de relacionamentos mau acabados, tenta desmerecer, aquilo que foi importante no passado. E macular aquilo que orgulha o povo do nosso estado. Nos chama de arrogante, quando ela, usa este espaço para tentar moldar as pessoas com seus pensamentos. Diz que somos homofóbicos, sem saber do que está falando. A convivência sempre existiu com respeito e irá continuar. O incendio no galpão em Livramento foi um ato criminoso, assim como a atitude racista no estádio, mas não pode incluir essas pessoas, que cometeram esses atos, à um povo hospitaleiro, trabalhador, e que ama a sua terra.
          Nos CTGs convivemos diariamente com pessoas de outras opções sexuais, TODAS as raças, niveis sociais, e que ela sabe, com respeito ao ambiente. Quanto a não usar os vestidos pelas prendas, se ela tem tanto conhecimento assim, para escrever em um jornal, quem sabe possa escrever um livro, com suas pesquisas (que deve ter muitas)... quem sabe!
          Quanto à revolução Farroupilha, que desesperadamente ela tenta desfazer, motiva milhares de gaúchos hoje, motivou no passado, mudou uma era, e a história. Ah, ela é da "ala revoltada". Bem, por estes não podemos fazer nada. Mas os livros estão ai.. quem sabe alguém indica para ela não escrever mais bobagens nos jornais do berço da revolução.

Em tempo: Mulher na cozinha? Desculpe dona Denise Rosa, mas há muito tempo isso não existe! Deixo o desafio aqui, para que a façamos um teste na cozinha: Pode ser contra minha pessoa, ou até meu pai, de 74 anos... os quais são muito gaúchos, tem orgulho de sua história e como todo bom gaúcho, tratam suas esposas como Jóias (prendas).
Fonte: jornal O Guaíba - 27/09/2014

3 comentários:

Rogério Vargas disse...

Sensacional... uma pessoa que certamente não utiliza sua capacidade cerebral ao escrever tão infelizes linhas, ao menosprezar uma história, um povo, uma cultura... por certo ela acredita que as mais de 80 mil pessoas que vão ao Enart (para ficar apenas com este exemplo) vão lá apenas para representar... não temos nada de amor à dança, nada de orgulho de mantermos viva uma das mais belas histórias do Brasil e, por que não, do mundo...

Tiaraju Lopes disse...

Em tempo, chamar um povo todo de Racista, Homofóbico, arrogante??? Jornal, para mim, sempre foi fonte de bons artigos, capazes de esclarecer muitas questões, mas isso???? Isso é uma afronta aos profissionais de comunicação... Isto é uma afronta a uma sociedade que tem por meio de vida preservar seus costumes, mas ainda, me atenho ao fato da Senhora que perguntou ao neto sobre sua "fantasia", uma pessoa escolhida pela sociedade para ser homenageada justamente na Semana Farroupilha falando algo assim é uma questão duvidosa, ao passo que, pelo visto no artigo, parecia que a colunista estava ao lado da avó e do neto quando o fato aconteceu... vamos lá... Quem contou a ela? a avó ou o neto? ou será que ambos são fruto de uma imaginação de uma mente doente, sinistra, que tenta denegrir uma identidade social criada através dos séculos pela miscigenação de raças que ela mesmo cita nas linhas de seu torpe devaneio nas páginas do jornal... Cabe aí uma exigência de retratação, pois ofendeu, ofendeu sim a um povo inteiro, generalizando atos que nós entendemos como lamentáveis como se todos os tradicionalistas fossem capaz de tacar fogo em um CTG... Ora, por favor, minhas críticas vão... primeiro para a pessoa que escreveu com irresponsabilidade e ignorância... segundo ao jornal que não soube dar espaço há quem tenha realmente algo bom a dizer e acabou abrindo cancha para uma pessoa maldosa... tendenciosa... que teve uma atitude não menos repudiável do que os exemplos que ela utilizou para definir o povo gaúcho...

Anônimo disse...

Fiquei "perplexa", como um jornal disponibilizou um espaço para uma pessoa assim?!
Concordo com seu posicionamento.