segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Um final de semana maravilhoso nas missões

           A manhã do dia 02 de agosto fica marcada na história pelo encontro dos membros da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha, a CITG, dirigida por Dorvilio Calderan, na sede do MTG do Rio Grande do Sul.
          O evento contou com a presença do presidente da CBTG, João Ermelino de Melo, e da presidente da FTG-PC, Loiva Calderan. Diversos dirigentes de sociedades gaúchas do Uruguay e Argentina se fizeram presentes.
           No mesmo sábado rumamos para as missões, chegando a tempo de assistir o concurso interno do CTG Os Legalistas, no momento da apresentação da ex-prenda mirim do RS, Luana Wojciechowski, que concorre pela primeira vez na categoria juvenil. A terceira região, no mesmo final de semana executava diversos concursos internos em cidades vizinhas como Giruá e São Borja. Ficamos na residencia dos amigos Juciana Tejkowski, que já fez parte do Coronel Aparicio Borges e participa do GDF "Os Farroupilhas", de Santo Ângelo, e seu esposo, José Carlos.
          Na manhã de domingo, dia 03, com a chegada da Chama, no CTG Tio Bilia, participamos do 139º Encontro regional, à convite do Coordenador Marcelino Olisan, onde proferimos a palestra do tema dos festejos farroupilhas, de 2014, "Eu sou do Sul", e a importância do chimarrão, com Liliane Pappen.
          As duas palestras tiveram, juntas, a duração de 1h15min, onde aproveitamos para motivar os tradicionalistas a fazerem seus desfiles temáticos em toda região. missioneira. Distribuímos o jornal Eco da Tradição, informativo oficial do MTG, que saira na manhã de sabado.
           Tivemos a oportunidade de rever grandes amigos como Renato Schor, seu Ramão, dona Berenice, o Volber, ex-guri do estado, a patroa Sandra, do GDF, o Cezar, ex-coordenador da 3ªRT, que, em 1999, deu uma aula sobre missões para minha turma da faculdade, a Luana e sua familia, prendas e peões do RS, que se fizeram presentes. Um encontro regional, muito mais que um conclave tradicionalista, é um momento de rever os amigos.
           Saímos de Santo Ângelo e rumamos para São Luiz Gonzaga, com os amigos Valter Portalete e Jacqueline Rodrigues para visitar o cantor missioneiro Pedro Ortaça.
           Foram horas de conversas, um delicioso almoço feito pelo Gabriel Ortaça, uma visita no programa de rádio com dona Rose e o Pedro, uma sobremesa com uma paisagem linda na residencia dos Ortaças. A entrevista exclusiva que fizemos, estará no Eco da Tradição de setembro, falando sobre este mestre em culturas populares, reconhecido pelo Ministério da Cultura
           A simplicidade naquela casa, o carinho como somos recebidos, a atenção que nos foi dada por este artista que é o símbolo das missões, ao lado de seus outros "trocos missioneiros" que já partiram, Cenaír maicá, Jayme Caetano Braun e Noel Guarany, contribuiu para um fim de semana magnifico nas missões.
           Muitos registros fotográficos e em imagens que trouxemos, e estará a disposição de nossos amigos internautas e leitores do Eco da Tradição, além da rádio 1ªRT. Depois saímos para retorna à Santo Ângelo, e fomos brindados pelos amigos Portalete e Jacque, com uma visita ao sítio arqueológico de São Miguel.
           De tudo o que aconteceu no final de semana fica como resumo, as amizades que temos pelo Rio Grande véio de Deus.
Com os amigos Valter Portalete e Jacqueline, em Sâo Luiz Gonzaga, proximo à estatua do Jayme Caetano Braun e em São Miguel.

Nenhum comentário: