sexta-feira, 5 de outubro de 2012

E o Grande campeão do ENART 2012 é...

Por Jeandro Garcia

Buenas amigos, estou de volta para puxar um tema que já foi comentado no meu outro post, só que uma das sugestões para melhorar isso é por demais polêmica, na verdade todas as vezes que coloquei para patrões e invernadas causou um desconforto pior que prego na bota, sabe aquela coisa de “mudar o status quo”? Mesmo que possa ajudar tantos talentos da nossa cultura, e até mesmo os próprios CTGs, “melhor é não mexer, mesmo eu sabendo que nunca seremos campeões das Danças Tradicionais”. 

Claro eu não acredito que uma ideia possa mudar o mundo, mas pequenas mudanças juntas podem fazer alguma coisa, e uma das sugestões que já debati com uma série de participantes de CTGs, invernadas e MTG é sobre a criação de um grande troféu para o CTG que mais pontuar no ENART, como é em qualquer competição, afinal o país vitorioso da Olímpiada não é quem vence os 100 metros rasos, mas quem possui mais medalhas. 

Então porque apenas ser o grande campeão do ENART quem leva o troféu das danças tradicionais?.... Tá! eu sei que oficialmente não é o Campeão do ENART, mas é como se fosse, também sei que existe o troféu para a região tradicionalista que mais pontuou, mas também todos nós sabemos que CTGs da mesma região torcem contra si nas disputas. 

O objetivo seria fazer com que os CTGs investissem mais em outras modalidades, em busca da maior pontuação, mesmo que as danças tradicionais tenham pontuação maior.Evitando como acontece hoje, onde alguns CTGs investem 99%(ou 100%) dos seus recursos em apenas uma modalidade, de tantas que temos no ENART! São 22 modalidades pelo que sei! Conheço muito individual que nem o almoço ganha para competir no ENART e a invernada tá lá de ônibus, almoço e hotel, até com recursos da prefeitura. Nem todas se encaixam nisso, tiram do seu bolso, e acampam lá, essas sim mereciam um belo troféu! E como tenho orgulho dessa gente que se arruma do jeito que dá pelo parque da Oktoberfest, são guerreiros mesmo. 

Hoje para preencher o número mínimo de modalidades exigidas, alguns CTGs pegam qualquer um e o lança em qualquer modalidade pra preencher tabela, baixando o nível das competições, e isso notamos bem na regional de Porto Alegre, este ano. 

Temos hoje ótimos competidores em todas as modalidades, mas com mais apoio garanto que teríamos muito mais, mas isso depende de os CTGs terem outra motivação, a motivação de ser o grande campeão do ENART 2012!!não porque ele foi ótimo em uma modalidade, mas em 4 ou 5 quem sabe. É claro também que eu sei que para 2012 nada mais pode ser feito. 

Em 2011 no ENART presenciei duas cenas interessantes, um CTG da região metropolitana agarrado a vários troféus, e pouco foi falado sobre ele este ano, e o campeão das danças tradicionais (levou mais 2, de 2º e 3º) tendo seu troféu quebrado por um integrante de outra invernada, alguma coisa não tá legal aí, me parece. Por fim acho até que isso seria um benefício para as próprias invernadas (algumas que se odeiam), já que diluiria a competitividade, a birra e partilharia a vitória com outras modalidades da entidade, coisa que nem sempre acontece, hoje em dia. 

Já até espero um bombardeio, mas escrever para falar o que todo mundo concorda é chover no molhado, faço questão de contrapontos e entendendo que mexer na “menina dos olhos” aparecerão 40 casais de cada CTG, somando mirim, juvenil, adulta e xirú, e para defender um gaiteiro não surgirão mais que 3, talvez nenhum ou algum outro para cada modalidade.

2 comentários:

erony caliari disse...

Que vergonha, parceiros de um mesmo projeto, preservar as tradiçoes de nosso Estado, engalfinhando-se por um prêmio. Concordo com a idéia propostas, pois nosso folclore é riquissimo enão só danças. Mostrar e valorizar o mesmo em todos os seus aspectos, isto sim engrandece nossa historia.

Rodrigo Gomes Matsdorf disse...

Rogerio danço em invernada artística também, MAS concordo plenamente com você, pois acho que somos todos tradicionalistas, independente da modalidade e o que nos une não são nossas virtudes, se a pessoa interpreta bem, se ela declama bem, se dança bem ou etc... mas sim nosso amor ao Rio Grande e a nossa cultura. E por isso acho que todos deveriam ter a atenção devida. Como sempre seus comentários estão de parabéns, pena que muitos já perderam a noção achando que tradicionalismo e apenas competição quando na verdade e CONFRATERNIZAÇÃO.