sábado, 7 de janeiro de 2012

Venâncio Aires será sede da Chama 2012

Com uma comitiva composta pelo Prefeito Municipal, vice-Prefeito, secretários, escola do Chimarrão, e as forças vivas da cidade, Venancio Aires lançou a proposta de ser sede do acendimento da Chama Crioula 2012. Depois de falar das belezas turisticas da cidade o  Prefeito Municipal, Airton Luis Artus, disse que Venancio terá todo apoio e toda estrutura para receber o Rio Grande.


A proposta foi aprovada por unanimidade e festejada pelos integrantes da comitiva. Em Agosto, todos os caminhos levam os cavalos e cavaleiros para Venancio Aires, Capital Nacional do Chimarrão. A TV Tradição, com exclusividade transmitiu o momento e entrevistou as Soberanas da FENACHIM.

De 1809 até a emancipação, a área onde está o município de Venancio Aires pertenceu a Rio Pardo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara.

Inicialmente conhecida como Faxinal dos Tamancos, depois Faxinal dos Fagundes e Freguesia de São Sebastião Mártir, a localidade foi elevada à categoria de vila em 30 de abril de 1891, já com o nome de Venâncio Aires, obtendo sua autonomia político-administrativa através do Ato nº 371, assinado pelo então vice-governador Dr. Fernando Abbott. E, em 11 de maio do mesmo ano, foi instalado o município de Venâncio Aires.

O nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul. (Fonte: Site da PMVA)

Nenhum comentário: