segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Opiniões sobre o Congresso

EVENTO:


Aconteceu na cidade de Pelotas neste fim de semana o 59° Congresso Tradicionalista. O evento acontece uma vez por ano em distinta cidades do estado. Este ano, aos meus olhos, o congresso teve uma temática bem social, sendo discutidos temas como "inclusão social", "luta contra corrupção" dentre outros temas.

Dentre algumas das decisões do congresso destacam-se:
Tema Anual do MTG: Abrace sua família tradicionalista;
Tema qüinqüenal do MTG: MTG na campanha do combate a corrupção;
Tema dos festejos farroupilha 2012: Nossas Riquezas;
Nova Vice-Presidente de Cultura: Marilane Pires Mendes, da 30ª RT;
Cidade do 60° Congresso em 2013: Santa Maria 13 RT;
Acendimento da Chama Crioula 2012: Venâncio Aires - 24 RT;

MINHA OPINIÃO:

Bueno, aos meus olhos acho pertinente a escolha do temas qüinqüenal do Movimento.
 Sendo a corrupção uma das principais mazelas da nossa sociedade atual, sendo na política ou no cotidiano nas pessoas. Cabe sim ao movimento se engajar e dar exemplo em relação ao tema. Muito bem escolhido. Deve - se agora serem realizadas atividades concretas, em relação ao tema proposto e por em prática tal proposta.

Em relação ao tema anual, 'Abrace sua família tradicionalista", vem em boa hora. Pois se bem desenvolvido vai fortalecer sem dúvida as bases das entidades.

 MAIS...

Achei muito pertinente também a proposição "Em cada competição um momento para confraternizar", de autoria de Odila Savaris. Embora não tenha sido aprovada, fez com que fizéssemos uma reflexão a cerca do excesso de competição, uma vez que cada vez mais esta acirrada as competições entre entidades em eventos como ENART, FECARS... Valores importantes em virtude disso estão se perdendo. Muita valida a iniciativa.

Não posso deixar de mencionar a proposição apresentada pela 3° Prenda do Estado a cerca do "Tradicionalismo sem barreiras: A inclusão Global", embora também não tenha sido aprovada, fez uma reflexão sobre a acessibilidade de portadores de deficiência ao meio tradicionalista, objetivando dirimir o preconceito e estimular o estabelecimento de vínculos entre as problemáticas sociais vigentes relacionadas aos portadores de deficiência e o tradicionalismo.

EVENTO:

PARALELO ao 59° Congresso Tradicionalista, organizado pelo amigo Rogério Bastos, um encontro de Blogueiros e Twiteiros, com a presença de Joca Martins, Juliana Spanevello, Leo Ribeiro de Souza entre outros.

O evento teve como objetivo discutir as formas corretas do uso das redes sociais e da utilidade das mesmas, destacando a importância do uso da ética e da responsabilidade nas postagens.

Joca Martins e Juliana explanaram também a cerca de como a internet e as redes sociais auxiliam da divulgação de seus respectivos trabalhos,uma vez que ambos tem esta ferramenta como sua principal aliada para divulgação do todo o trabalho musical dos artistas.

MINHA OPINIÃO

A internet, as redes sociais no geral facilitaram, e muito, a nossa vida atual. A velocidade da comunicação é fantástica, e isso faz com que noticias "boas" e "ruins" sejam espalhadas em tempo recorde. Deve-se, porém, frisar que estas ferramentas podem representar o céu ou inferno dependendo da maneira como forem usadas. O uso de valores como a ética, respeito, responsabilidade, acabam sendo primordiais antes de qualquer publicação na rede.

Acima de tudo, acho que redes como Facebook e Blogs, são divulgadores e formadores de opinião e que se utilizado de maneira correta, vem , e muito, contribuir para a nossa sociedade.

Uma boa semana a todos.
Cláudio Vargas

O Missioneiro Valter Portalete:

Pois é Rogério Bastos, rever os amigos é algo que não tem preço. Há dois anos não participava dos eventos organizados pelo MTG. Este é o lado positivo (não positivista) do tradicionalismo, que precisa sempre ser difundido, preservado e cultuado.


Não importa o que nos trouxe ao tradicionalismo, vale perguntar o que nos mantém nele. No meu caso, são as pessoas especiais que conheci, os lugares maravilhosos deste Rio Grande do Sul em que pude sentir a hospitalidade local, e principalmente, conviver com uma juventude que não teme ir ao CTG ou aos eventos acompanhados dos mais experientes (pais, tios, avós). Um grupo social que mantém sua comunidade ligada ao mundo, mas com cheiro de terra e jeito de vila.
 Por isso também me decepciono ante as picuinhas, pois vejo que muitos preferem acender, no lugar de uma chama crioula, a fogueira das vaidades. Mas não há de ser nada, o tempo passa, nós partiremos e a filosofia do tradicionalismo há de permanecer. Abço mano véio e mais uma vez parabéns pela tua explanação.
 Na minha opinião, falar de inclusão, é uma das formas de excluir. Precisamos nos respeitar, cada qual com suas peculiaridades, e não diferenças, talvez, limitações, jamais deficiências
Valter Portalete
Santo Angelo
Amigo Rogério:

Estás mais uma vez de parabéns pela cobertura do Congresso no teu blog, nos mantém atualizados e com ótimos artigos. Obrigado pelo teu trabalho e disponibilidade.

Acompanhei também alguns momentos pela TV Tradição, quando defendias o 2º tema da Semana Farroupilha. Não sei se era proposta tua, mas confesso que achei mais interessante do que o que foi aprovado, mas vamos trabalhar para divulgá-lo.  Um grande abraço e que Deus te reserve um ótimo 2012!!!

Ronaldo Lavarda
CTG Coxilha de Ronda
Santiago/RS

Um comentário:

Roberto Cohen disse...

Parabéns pelo Blog, Rogério!

Muito dez!

Cohen