terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A casa de M'Bororé

É uma lenda de inspiração missioneira, típica do Rio Grande do Sul. M'bororé era um índio missioneiro muito amigo dos jesuítas, leal e temente a Deus.


Os jesuítas teriam construído uma casa branca, sem portas e sem janelas, onde guardaram seus tesouros. Quando as missões foram destruídas e os jesuítas tiveram que fugir, deixaram o fiel índio M'bororé encarregado de vigiar o tesouro (ouro, prata, pedras preciosas, alfaias, resplendores de santos, cálices de ouro maciço e moedas de ouro).


O índio velho ficou à espera da volta dos jesuítas, como eles demoraram muito, o índio ficou mais velho, adoeceu e morreu. Mesmo morto jamais deixou que alguém aproximar-se da casa.


Muita gente já viu a casa, mas ninguém conseguiu se aproximar. O local é marcado, mas quando voltam ao local, com outras pessoas e com ferramentas, a casa não está mais lá.


Os conquistadores hispânicos acreditavam na existência de uma cidade de Eldorado (Eldorado ou El Dorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis).

Extraido do livro:
Manual do tradicionalismo
Manoelito Savaris

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou goiana e morei no rio grande quando tinha 12 anos e tive o privilégio e conhecer algumas lendas deste povo. .e A casa de M`Boraré foi uma história que me marcou e hoje volto a procurar para repassar para meus alunos uma bela historia sobre um índio que faz parte do nosso folclore.