domingo, 14 de novembro de 2021

Festival dos festivais tem um dia de intensas atividades

 

   O primeiro dia de apresentações do Festival dos Festivais 2021 reuniu no palco sagrado do Enart, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, belíssimas apresentações individuais e coletivas. Os grupos de danças, ou invernadas como são popularmente conhecidas, foram os espetáculos mais aguardados e movimentaram os espectadores, que vibravam com as apresentações das entidades preferidas. 

    Com uma proposta diferente dos eventos consolidados no Movimento Tradicionalista Gaúcho e com público reduzido, o Festival dos Festivais 2021 reuniu representantes do Encontro de Arte e Tradição (ENART), Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (FEGADAN) e Festival Gaúcho de Chula (FEGACHULA), marcando a retomada dos grandes eventos tradicionalistas, suspensos por causa da pandemia. "Precisamos retomar as atividades pelo bem de nossas entidades. Torcemos para que tudo volte à normalidade, mas enquanto isso não é possível, nos adaptamos ao momento", destacou Manoelito Savaris, presidente do MTG.

    A abertura oficial do evento ocorreu na noite de sábado (13) e foi marcada por momentos de grande emoção, especialmente quando o presidente Savaris homenageou o tradicionalista José Roberto Fischborn, falecido em junho, em decorrência de complicações da COVID-19. "O Zé trabalhou muito pelos eventos do Movimento Tradicionalista, especialmente o ENART, e merece o nosso reconhecimento", disse, emocionado, o presidente no momento da entrega do troféu do Festival dos Festivais 2021  à esposa e os filhos de Fischborn.

    Já a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany destacou a parceria do município com o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela agradeceu a solidariedade de todos que se preocuparam com as doações para o Natal das crianças e reforçou o pedido para que sejam seguidas as regras de prevenção. "Com todos os cuidados poderemos levar adiante os eventos, porque quanto mais apoiarmos o tradicionalismo, melhores serão nossos jovens. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido aqui", declarou.

    O Festival dos Festivais segue até segunda-feira, dia 15, no Parque da Oktoberfest. Os ingressos para as apresentações no ginásio poliesportivo estão à venda pela internet, no link https://mtg.eleventickets.com/#!/home, e o acesso ao Parque ocorre mediante a doação de um brinquedo. As doações serão repassadas a instituições do município que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.

    Com promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Festival dos Festivais conta com apoio da 5ª Região Tradicionalista e Amigo Internet, patrocínio da Philip Morris Brasil e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: