quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XVIII

Retorno ao RS - Previsão de independência e Revoltas

27 de janeiro, passando a localidade de Quarai retorna a Capitania do Rio Grande e presenteia sua gente.

     Perdido no deserto envia uma carta ao alferes solicitando um vaqueano para lhe guiar até a próxima estância, sob forte calor sua carroça se enfesta de pulgas e insetos, especialmente moscas devido a carne pendurada no teto.

          Aqui neste trecho Saint Hilaire prevê a Independência do Brasil, relatando que o Rei e seus filhos cada vez estão mais ligados aos costumes do Rio de Janeiro, mas quando puderem retornar a Portugal devem tomar partido pelo país, pois logo surgirão revoltas por capitanias como Pará, Pernambuco, Minas e Rio Grande se não houver este vínculo, abandonados, os mesmos se sentirão a vontade para formarem um estado único.

          Acredita que seríamos uma nação diferente da Americana, pois aqui constituem muitos homens sem virtude e sem patriotismo, ainda assim superiores aos hispano-americanos, o Brasil acabará em uma anarquia como aquelas que existem nas colônias espanholas.

         As margens do do Arroio Santana seu empregado veio lhe informar que encontrou 4 tigres, 2 grandes e 2 pequenos devorando o seu melhor cavalo

Nenhum comentário: