sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

"Eu não toco Raul" - Diz Pedra Letícia e "Eu não toco Teixeirinha" - Radio CS, de Canoas

           Que a banda Pedra Letícia canta "Eu não toco Raul" é do conhecimento geral, mas jamais humilharam ninguém, até brincam dizendo que "ele é um cara legal". 
"Eu não toco Raul, cês me desculpem
Eu acredito quando você diz que ele é legal
Eu não toco Raul, cês não me culpem
A banda preza pelo estilo Sidney Magal"

            Mas a comunicação na Radio CS, foi meio longe demais e entrou em conflito com ouvintes e admiradores de Vitor mateus Teixeira, o Teixeirinha. A rádio comunitária CS, de Canoas, foi fundada em 1994 e que, atualmente opera no bairro Jardim Atlântico, em Canoas,  tem grande parte da sua programação destinada a música regional gaúcha, forró e sertanejo. Mas a notícia de que a apresentadora da rádio havia desdenhado de Teixeirinha e do ouvinte que pediu a música, revoltou os fãs e virou uma batalha virtual de ofensas.

           Bruna Scopel, gaiteira de Passo Fundo, cidade de de onde veio o pedido da música, postou o vídeo em seu facebook, mostrando o desrespeito com o ídolo do Rio Grande. Mas o grande problema foi a forma com que a locutora tratou o assunto, com total deboche, e não suficiente, falou com o diretor da Rádio que também entrou ao vivo, falando absurdos sobre o pedido do ouvinte: "Lá em Passo Fundo da pra ouvir a música, se eu botar aqui o Teixeirinha agora, eu derrubo o programa, e eu tenho que toca música pra jovem né..." e "...não adianta contentar um e perder mil, ou dois mil...".


        A locutora manda um recado que "Não autorizo o uso da minha imagem..." - talvez, seria melhor não transmitir ao vivo, então. E segue queimando os ouvintes: "E quem não gosta do programa simplesmente não assistam, não estamos implorando que entendam um programa de rádio". Acredito que as pessoas entendam. Se é programa sertanejo, não tem música gaúcha. Mas, não precisa humilhar o ouvinte que pediu a música e, muito menos, desfazer um ídolo do estado.

           Acredito que um principio básico do comunicador é não expor de forma negativa a imagem do veículo. O comunicador busca a aproximação com o ouvinte, que nem sempre é de sua comunidade, pois hoje estamos na internet para o mundo. Tanto que, quem pediu a música, foi um passo-fundense.

           É importante se ter respeito pela história e pelos usos e costumes de um povo para se conviver bem em um estado que preza pela sua cultura e seus ídolos. Teixeirinha é uma referencia musical importante para nosso estado e, isso, não podemos negar.

Nenhum comentário: