segunda-feira, 14 de março de 2016

Final de semana de palestras em Bagé e São Luiz Gonzaga

           Era madrugada ainda quando saímos da capital da província. O sol vinha nascendo ao longe, enquanto tomávamos a estrada rumo à Rainha da Fronteira. Chegamos em Bagé as 11h da manhã. Encontramos o peão farroupilha do RS, Lourenço Nunes, com sua namorada, Amanda Faleiro, que haviam acabado de chegar. Fomos Almoçar no centro da cidade.
            Com a chegada do Deputado Federal Afonso Hamm, e demais autoridades foi feita a abertura do Encontro campeiro e do seminário, que aconteceria dia 13, no domingo.
            Seu Aniro Rodrigues, avô da 1ª Prenda da 18ªRT, Roberta Jacinto, trabalhou em couro, fazendo tranças e ensinando o manuseio para a gurizada que assistiu atenta ao palavreado simples, mas coberto de conhecimento.
            Depois foi a vez de Rogério Bastos, que palestrou sobre a tese: O sentido e o valor do tradicionalismo de Barbosa Lessa, com enfase ao homem do campo.


            O Deputado Federal Afonso Hamm esteve presente e falou sobre sua luta pelos rodeios no RS:

Hamm ressalta defesa pela manutenção dos rodeios em Encontro Campeiro em Bagé 

              O deputado federal Afonso Hamm participou no sábado, do 1º Encontro Campeiro, da 18ª Região Tradicionalista e também da homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Prenda Minha. 
          O encontro reuniu jovens tradicionalistas da 18ª Região Tradicionalista e representantes do MTG.
          Na oportunidade, o deputado ressaltou sobre a importância da presença da juventude no tradicionalismo. E, também salientou sobre o trabalho em prol da manutenção dos rodeios e da tradição gaúcha.       
           O deputado foi relator na Comissão da Agricultura, do Projeto de Lei 2086/2011, do deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios. Hamm apresentou relatório pela rejeição da proposta e foi aprovado por unanimidade na Comissão. Agora, a proposta tramita na Comissão do Meio Ambiente.
           Outra vitória do setor tradicionalista foi com a retirada do capítulo que tratava sobre os rodeios no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus -Tratos a Animais.

          “O Rodeio é um símbolo da cultura do sul do país e estes eventos que são realizados em todos os municípios do Rio Grande do Sul, gerando empregos, respeitando os animais e mantendo a tradição e a cultura de um povo. Portanto, é uma atividade cultural, recreativa e tradicional, que necessita ser preservada”, conclui. 

Marcia Marinho
Assessoria de Imprensa 
               No sábado ainda  a comitiva formada pelo vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, a presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen, e os peões, Jean Carlo Bastos e Gabriel Soares, tomaram o rumo de Santo Angelo.
               No domingo foi a vez de visitar São Luiz Gonzaga, terra de Jayme Caetano Braun, para palestras no CTG Galpão de Estância.
               Liliane Pappen palestrou sobre o chimarrão, e ministrou uma oficina mostrando a forma de preparo, as funções que o chimarrão tem na sociedade e no organismo do ser humano. 


              Ao final depois de rodar mais de 1.100 km, voltamos para Santo Ângelo, mas não antes de passar pelas ruínas de São Miguel e assistir o espetáculo de "Som e Luz". Na visita ao histórico município encontramos Marioni Fischer de Mello e seu esposo, Vianei Portella de Mello. E o pouso, na capital missioneira, foi com Patricia Karkow, Luana Wojciechowski, Juciana Tejkowski e seu esposo, José Carlos.
             "Chegamos em Porto Alegre, com o dever cumprido, e 1.500 km rodados" - Rogério Bastos

Nenhum comentário: