quarta-feira, 9 de março de 2016

Onde vamos parar?

          No final do mês de fevereiro deparei-me com a noticia que a Assembleia Gaúcha  estaria votando parecer na CCJ, da PL: 377/2015, do Deputado Elton Weber. Até ai nada de mais. Só que, pelo titulo, fui ler a proposta e se tratava do "Dia do Laço" a ser comemorado dia 26 de março, aniversário de Porto Alegre.

          Me perguntei então: O que tem a ver o aniversário da capital, da megalópole, Porto alegre, com o tiro de laço? Nada! Como sempre, em busca de um nicho de eleitores agradados, o deputado vai lá e faz, sem se perguntar se tem fundamento. Caso se perguntasse, veria que não tem nenhum.

          Se fosse para ser o "Dia do Laço" a data de morte de Maneco Pereira, o homem que laçava como pé, no livro de Osório Figueiredo, de São Gabriel, registra, ou no dia que Alfredo José dos Santos, de Esmeralda, teria dado o primeiro tiro de laço, em novembro de 1953, dando origem aos rodeios de hoje, tudo bem. Mas 26 de março... Vendo isso passo a entender por que se quer dar uma medalha do Mérito Farroupilha à Evo Morales, presidente da Bolívia. É uma coisa do tipo: podemos votar que não tem grande importância... Tem senhores Deputados, tem! Dar nome à ruas tem um quesito histórico. Agora, o aniversário de Porto Alegre ser o dia do Laço, como está na justificativa, é pelo menos, injustificável.
          Onde vamos parar? Continuemos peleando amigo Leo Ribeiro de Souza (que hoje em seu blog fala sobre este assunto)... não ta morto quem peleia!

Nenhum comentário: