sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Porto Alegre realizará seu desfile - Teatro à céu aberto

 Desfile temático aborda o Campeirismo e os 180 anos da Revolução Farroupilha, no dia 20 de setembro

            Uma das grandes atrações dos Festejos Farroupilhas de 2015 será o Desfile Temático. O evento, a exemplo do ano passado, acontece na manhã do dia 20 de setembro, juntamente com os desfiles Cívico e Tradicional.

A Fundação Cultural Gaúcha e o Movimento Tradicionalista Gaúcho, responsáveis pela iniciativa, estão mobilizados com aproximadamente 1.400 voluntários, artistas amadores, distribuídos em dez invernadas, para apresentar a teatralização do tema "O Campeirismo e os 180 anos da Revolução Farroupilha".

No total, 10 coreógrafos coordenam o espetáculo de teatro a céu aberto de cada uma das invernadas. O trabalho iniciou em março, com ensaios e produção de elementos cênicos e figurinos.

Pelo segundo ano, consecutivo, o desfile temático ocorrerá antes do desfile tradicional com música tema, composição e execução de Alexandre Brunetto e grupo. Os voluntários integram CTGs, DTGs, Piquetes e Grupos ligados ao tradicionalismo gaúcho. O desfile inicia às 9h, no dia 20 de setembro, na Avenida Edivaldo Pereira Paiva, e será transmitido pela TV Tradição, ao vivo, pela internet.

O público terá acesso gratuito às arquibancadas e espera-se reunir mais de 12 mil (que consta no projeto) pessoas na avenida.

1ª Invernada: Os Vultos da Revolução
           Destacará os vultos que marcaram a Revolução Farroupilha e seu contexto sociocultural e histórico.

2ª Invernada: A Colonização
           Serão abordados os aspectos da colonização, o trabalho dos padres Jesuítas da Companhia de Jesus, a catequização dos índios das tribos Guaranis, a formação das reduções, chamadas de Sete Povos das Missões, a redefinição das fronteiras e a Guerra Guaranítica.

3ª Invernada: O Manejo da lide campeira
           Representará a lida com o gado no seu dia a dia, o manejo, o manusear do couro e sua utilidade, a doma e o trabalho do peão através do laço. Demonstração da categoria Vaca Parada com objetivo de preservar e incentivar a atuação do homem do campo.

4ª Invernada: O Galpão Crioulo
          Retratará o convívio do gaúcho em um ambiente de múltiplas faces em virtude das diversas etnias que formam nosso povo, das diferenças geográficas e climáticas de nosso rincão, acolhidos em um espaço onde a gastronomia, a indumentária, as relações sociais, esportivas, econômicas e culturais, se desenvolvem através do tempo, firmando hábitos e costumes de uma gente que cultua sua arte através da poesia, da música, dos bailes, das lidas galponeiras e do artesanato.

5ª Invernada: O Comércio do Charque e a cutelaria
          Apresentará o comércio do charque, símbolo da economia gaúcha, de outrora, sua movimentação na pecuária. O trabalho dos produtores, a incidência dos impostos da Coroa,  a concorrência com os Platinos. Também contará a importância do charque até a revolução e representará a arte do campeiro gaúcho na ferraria e na cutelaria, preparando facas, adagas e lanças.

6ª Invernada: As Carretas e a Tropeirismo
          Retratará a imagem das carretas e a figura do tropeiro. O girar das rodas das carretas carregou consigo uma história repleta de orgulho e coragem do povo gaúcho, sejam elas usadas por tropeiros para transporte de mantimentos em suas viagens, por mascates com suas variedades de mercadorias de vilarejos em vilarejos, o envio do charque pelos estancieiros ou até mesmo por fazendeiros e suas famílias em belos passeios por suas imensas propriedades. E a representará o orgulho e a honra nas rodas das carretas e no olhar do velho tropeiro.

7ª Invernada: O homem do Campo na Guerra
          Encenará a transição do homem do campo para guerra, o simbolismo do toque de clarim. Mostrará os cuidados com a estância, as lides com cavalo (que no futuro se tornaria o animal símbolo do Rio Grande do Sul), a montaria e a transformação dos estancieiros e dos peões em soldados. A indumentária e suas diferenças, o manejo das armas brancas e a dor e a angustias da distância da família também serão representadas.

8ª Invernada: A Mulher Rio-grandense
          Representará o papel da mulher, de fundamental importância, desde os primórdios da formação do povo sul rio-grandense no surgimento das primeiras estâncias. A responsabilidade de administrar a casa, a família e a lida campeira, bem como a manutenção e a subsistência do trabalho enquanto os homens estavam na luta e o seu envolvimento nos cuidados e assistência médica nos campos de batalhas. Destacará as suas conquistas na evolução da nossa sociedade.

9ª Invernada: Revolução Farroupilha Ícones
          Ícones da revolução, os homens que comandaram o exército farrapo e também o exército imperial estarão representados nesta invernada. Mostrará os momentos marcantes que aconteceram como a proclamação da República Rio-grandense, proclamada pelo Gen. Antônio de Souza Neto as margens do Arroio Seival e a prisão do Bento Gonçalves na Bahia. Representará as estâncias, as famílias que foram as que mais sofreram durante os 10 anos de Revolução Farroupilha, tanto a família de comandantes quanto a família dos soldados farrapos.

10ª Invernada: A Proclamação da Paz

          Representará a movimentação dos artífices na apresentação das condições de paz e o fim da guerra. A assinatura do tratado nos campos de Ponche Verde. A emoção de comandar o apresentar armas pela paz. A população recebe a notícia da pacificação e realiza uma comemoração especial a moda gaúcha, com lenços brancos e muita música. E a haverá a representação do acendimento da primeira "Chama Crioula", um dos símbolos da Tradição Gaúcha idealizada no espírito heroico dos Farroupilhas.

Nenhum comentário: