terça-feira, 14 de julho de 2015

Mais alguns momentos, com imagens, do acendimento da Chama Crioula Internacional, em Colonia/URU

 O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA


          Anualmente a chama crioula é acesa em um lugar diferente, com o objetivo de relembrar os fatos históricos.
          No ano de 2015 o acendimento da chama Crioula entrará para  os registros históricos, pois os rituais de acendimento da chama acontecerão  na Colônia do Sacramento.
          Pela primeira vez é acesa a chama fora do Brasil.
          Colônia, hoje é assim que é denominada a cidade do Uruguai, situada na Península de San Gabriel, à margem esquerda do Rio da Prata.
          Historicamente, Colônia foi fundada pelos portugueses em 1680, com o nome de Colônia do Santíssimo Sacramento.
  
COLÔNIA DO SACRAMENTO
Um pouco da historia

            Aproveitando que, iniciada a colonização da América, a Espanha não considerava o rio da Prata como escoadouros da prata peruana, até o século XVI houve muito comércio clandestino e contrabando de metais preciosos na bacia Platina. Posteriormente, a fim de garantir a cobrança de impostas e os monopólios comerciais a Espanha passou a intervir na administração da Bacia, ressaltando-se que o Tratado de Tordesilhas (1494) havia determinado que referida área pertencia à Espanha.
             Contudo, com o interesse dos portugueses pelo comércio daquela região, e aproveitando que o bispado do Rio de Janeiro estendeu sua jurisdição até o rio da Prata em 1676, os lusitanos  iniciaram os preparativos para a construção de um forte militar em 1678 para servir de depósito comercial e núcleo colonial português na região. Desta forma, em 20 de janeiro de 1680 uma expedição portuguesa, comandada por Manuel Lobo, chegou nas mediações da ilha de São Gabriel e pela esquerda do Rio da Prata, desembarcaram soldados e colonos, fundando-se, assim, a Colônia do Sacramento, com a construção de forte militar e abrigos para a instalação dos colonos e soldados. Porém, a Colônia foi destruída pelos castelhanos em 07 de agosto do mesmo ano.
A partir daí ocorreram 7( sete) trocas de domínio daquele local entre portugueses e espanhóis, até a retirada definitiva dos portugueses e o controle feito por parte dos espanhóis uruguaios.  

 Razões do acendimento da Chama Crioula na colônia do Sacramento

-  Comemorar o aniversário de 335 anos da Colônia de Sacramento
-  Estimular o estudo da historia e o reconhecimento da importância da colônia do |Sacramento para a fundação do Rio Grande do Sul realizada em 1737, por José da Silva Paes
-  Estimular a que os tradicionalista uruguaios organizem suas entidades e assim seja fortalecida da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha

 A historia da Chama Crioula
A ideia de criar uma chama crioula, surgiu num momento em que no colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, um grupo de jovens, programavam uma série de atividades comemorativas à Revolução  Farroupilha, coincidindo com a programação da Liga de Defesa Nacional, alusiva à semana da Pátria, e que pretendia transladar os restos mortais do Genal Farroupilha David Canabarro de Sant’ana do Livramento para Porto Alegre, isso tudo no ano de 1947.
Os restos mortais de David Canabarro foram recebidos em Porto Alegre  por oito jovens que, de a cavalo, formaram uma guarda típica gauchesca.
Eram eles: João Carlos D’Avila Paixão Cortes, Cyro Dutra Ferreira, Antônio João Sá de Siqueira, Orlando Jorge Degrazzia, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cyro Dias da Costa e Cilço Campos.
A primeira Chama Crioula foi retirada do fogo simbólico da Pátria à meia noite do Dida 7 de setembro de 1947 pelos jovens: João Carlos D’Avila Paixão Cortes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira, que conduziram a centelha para o colégio Júlio de Castilhos e acenderam o Candeeiro Crioulo.
Desde 1947, o ato se repete a cada ano e marca o inicio das festividades comemorativas da revolução Farroupilha.

O que representa a Chama Crioula
          O fogo simboliza a fertilidade, o calor, claridade, ardor , paixão, hospitalidade e coragem. Por sua vez a chama crioula representa tudo isso e mais, a tradição gaúcha e o próprio gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas.

A importância e os cuidados com  Chama Crioula
A presença da chama crioula nas comemorações farroupilhas, tem importância sentimental e histórica que não  podemos deixar de reconhecer.
Sem a presença do candeeiro crioulo, as comemorações cívicas realizadas a cada setembro, seriam enfraquecidas.
O cuidados que devemos ter são, fundamentalmente:
-   Não deixar que o fogo se apague durante o período das comemorações
-  Nunca deixar a chama crioula sozinha, sem guarda ou alguém que cuide dela, sempre que estiver exposta ao publico.
-  Sempre que ela for transportada deve ser em posição de destaque e ser colocada à frente da formação
-  O candeeiro pode ser constituído de um archote ou de um lampião, que ficam em local adequado durante a semana farroupilha
-  A extinção da chama crioula deve ser feita em ato solene no dia 20 de setembro. o horário será definido na programação local

A distribuição da Chama Crioula
O acendimento da Chama Crioula será  realizada no dia 12 de julho no sitrio histórico da Colônia do Sacramento, sendo conduzida por vinte cavaleiros, brasileiros e uruguaios, até a cidade do Chuí, onde, no dia 15 de agosto, será distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas do MTG em solenidade festiva.
Os demais MTGs do Brasil, também poderão receber uma centelha da chama Crioula no dia 15 de agosto no Chuí.

 Fotos:Alain  Montans  Dufour e Odila Savaris
Texto: Odila Paese Savaris

Nenhum comentário: