segunda-feira, 6 de julho de 2015

3ª e 20ªRTs realizaram Festa Junina da Integração

   O CTG Chama Crioula, de Santa Rosa, 3ªRT, realizou no dia 04 de julho, a Festa Junina de integração, com a 20ªRT.  O objetivo foi divulgar as verdadeiras festas juninas gaúchas, que foram as mostras folclóricas da 45ª Ciranda Cultural de Prendas.
   Estiveram na organização: Diana Juciéli Ribeiro, 3ª Prenda do RS, Yasmin de Castro Reinehr, 2ª Prenda mirim do RS, Leônidas Augusto da Silva e Gabriel Kruger Macht - 2º e 3º Piás do estado, respectivamente. A festa contou com o apoio da RBS TV Santa Rosa, Coordenadoria e entidades da 3º e da 20ª RT .
     A atividade buscou chamar a atenção para este festejo que, infelizmente, perdeu muito de suas características tradicionais nas últimas décadas. Também foi um momento de integração entre os tradicionalistas das duas regiões. Em um espaço cultural, onde os organizadores puderam esclarecer as diferenças entre a festa junina gaúcha e a caipira, também explanaram sobre os santos dos festejos, fogueiras, brincadeiras e comidas típicas. A festa contou com cerca de 200 tradicionalistas que foram trajados com a pilcha gaúcha.

    Houve apresentações artísticas das Invernadas do CTG Carreteiros de Horizonte - Horizontina e Tropeiros do Buricá - Três de Maio/RS. Cada tradicionalista levou um prato típico para socializar e a bebida foi servida pela entidade que sediou. A primeira festa junina de integração foi um sucesso e um exemplo para outras regiões.

Nenhum comentário: