quarta-feira, 20 de março de 2013

Livros inéditos de Lopes Neto serão lançados


Dois livros inéditos de João Simões Lopes Neto serão lançados nesta sexta-feira, dia 22, no Instituto. "Terra Gaúcha — Histórias de Infância" e "Artinha da Leitura" serão publicados pela editora Belas-Letras depois de mais de 100 anos dos manuscritos originais. A cerimônia de lançamento começa às 19h.

As duas obras que ficaram por mais de um século perdidas foram recuperadas e agora, por meio de um trabalho coordenado pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer, ganham a devida publicação. Escritos  entre os anos de 1904  à 1907, os manuscritos desses livros foram encontrados por acaso e segundo Fischer, poderão "iluminar" a obra maior de Simões Lopes.

Para desenvolver o trabalho, o coordenador do projeto contou com a ajuda do autor da mais recente biografia de Simões Lopes Neto, o advogado Carlos Francisco Sica Diniz e do bibliófilo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS e dono dos manuscritos, Fausto Domingues. As edições ainda contaram com esclarecedores textos dos professores Beatriz Loner e Pedro Garcez.

Para Carlos Francisco Sica Diniz, "tudo que vem dele (Simões Lopes Neto) é da maior relevância". Portanto, só por esse fato a publicação já deve ser considerada e celebrada, mas Diniz ainda ressalta que esses livros são uma importante mostra do pensamento progressista do autor pelotense, "comprovam a visão de largo alcance do escritor, sempre à frente de seu tempo", considera.

As obras

O livro Terra Gaúcha — Histórias da Infância, que foi escrito aos moldes de um livro de literatura, é protagonizado e narrado por um menino chamado Maio, que conta suas aventuras na estância da família e na escola. Nele, aparecem pela primeira vez as figuras do gaúcho na obra simoniana.

Foto de manuscrito de 'Terra Gaúcha'
Já Artinha da Leitura é uma espécie de cartilha idealizada por Simões Lopes Neto. Chegou a ser submetida ao Conselho de Instrução Pública do Rio Grande do Sul, em 1908 e foi rejeitado. Nessa época esse tipo de material didático era escasso e o número de pessoas alfabetizadas muito baixo, mas com uma ideia avançada para o seu tempo, o autor de Contos Gauchescos, não obteve sucesso em seu projeto de formar novos leitores.

O lançamento das 'novas' obras do Capitão tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Pelotas, com patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. O kit com os dois livros (Terra Gaúcha 275 pág. e Artinha de Leitura 200 pág.) estará disponível a partir desta sexta-feira, para pesquisadores e admiradores do saudoso autor pelotense, pelo valor de R$ 69,90 reais.


Texto: Cassio Lilge
Imagem: Carlos Edler, Reprodução

Nenhum comentário: