segunda-feira, 11 de março de 2013

11 anos sem Barbosa Lessa


          Hoje, dia 11 de março de 2013, fica marcado pelos 11 anos sem o profeta do tradicionalismo gaúcho: Luiz Carlos Barbosa Lessa. Faleceu aos 72 anos, vitima de câncer  de pulmão. Autor da música Negrinho do Pastoreio, nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Piratini, onde iniciou e terminou a sua vida. O menino que queria ser peão de estância, teve de fazer faculdade por ordens do pai. Aprendeu em casa, com a mãe, as noções básicas de piano e de datilografia. Barbosa Lessa sempre foi um jovem além do seu tempo. Com 12 anos fundou um jornal em sua escola (O Gonzagueano) onde publicou os primeiros contos regionais.
          No colégio Julio de Castilhos em Porto Alegre conheceu Paixão Cortes, parceiros de muitas jornadas no futuro.  Formou-se em Direito na UFRGS, em 1954. Depois disso entrou para a área de publicidade e propaganda, foi jornalista, escritor, pesquisador, secretário de estado...  No dia 08 de março de 1983 foi aberta ao público, a Casa de Cultura, que mais tarde recebeu o nem de Mário Quintana. Estiveram presentes na inauguração o Governador Amaral de Souza e sua esposa Dona Miriam, o Diretor Tarcísio Taborda,  e o Secretário de Cultura, Desporto e Turismo do RS, Barbosa Lessa. por isso, 30 anos de um dos grandes feitos do Mestre.

O jornal Eco da Tradição publicou, em abril de 2002, um especial sobre o gênio Barbosa Lessa. Meu mestre, mentor, partiu cedo demais, a fonte secou antes que pudéssemos beber um pouco mais

Nenhum comentário: