segunda-feira, 25 de março de 2013

241 Anos de Porto Alegre


         Um dos integrantes da tropa militarizada de João de Magalhães, Jerônimo de Orneias Menezes e Vasconcelos, natural da Ilha da Madeira, fixou residência no Morro de Santana, antes de 1732. Em 05/11/1740, obtinha ele posse definitiva de suas terras. Sua fazenda aparece nos livros eclesiásticos com o nome de "Sítio do Dorneles".                      
           O sítio, por ocasião da tomada das Missões e da entrada dos açorianos, que chegavam pela Lagoa dos Patos, tomou importância como meio caminho entre Rio Grande e as Missões. Ficou sendo lugar de pouso e espera para a gente açoriana que se destinava a povoar a região missioneira.
            Desde 1753, o Sítio de Dorneles aparece com o nome de "Porto do Dorneles". Já a partir de 1757, recebe a denominação de "Porto dos Casais". Os açorianos não se destinavam a fundar Porto Alegre, a maioria rumou para Santo Amaro e Rio Pardo. Com a chegada de José Marcelino de Figueiredo, em 1769, a situação dos poucos açorianos do Porto dos Casais principiava a melhorar, pois iniciava-se a fundação de um povoado, com a construção da Ermida de São Francisco das Chagas.
            O Rincão de São Francisco foi desapropriado. A pedido do governador José Marcelino de Figueiredo, o Bispo do Rio de Janeiro, D. Frei António do Desterro, criou, em 26/03/1772, a freguesia de São Francisco, orago que em 18/01/1773 seria mudado para Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, talvez em homenagem à princesa D. Maria, filha de D. José I, e à famosa rainha D. Maria I, mãe de D. João VI.
            A povoação progredia com descendentes açorianos, emigrados sacramentinos e, sobretudo, com 60 paulistas trazidos pelo Gen. Gomes Freire de Andrade. Em 24/07/1773, o governador Marcelino transferiu de Viamão para cá a sede da Capital da Província. Em 1780, a freguesia contava com 1.200 habitantes. Em 19/09/1807, com a criação da Capitania Geral, Porto Alegre passou a ser sua capital, sendo elevada à categoria de vila em 23/08/1808.

Nenhum comentário: