quinta-feira, 26 de julho de 2012

Chegando ao fim nossa participação

Festival de Olímpia fica marcado pela realização do senho de participar dele


Há muitos anos tínhamos vontade de participar do Festival de Folclore de Olímpia, o maior do Brasil, que fez do folclore o motivo de existência do município. Nesta cidade, do interior paulista, as pessoas respiram folclore, as escolas, todas do município, ensinam folclore e sua importância para a sociedade, as pessoas recebem os visitantes com o mesmo carinho que o Rio Grande recebe os seus.


Foram três dias de palestras ao lado de grandes nomes do Rio Grande do Sul. Manoelito Savaris, Maria Cardoso Faistauer, Liliane Pappen, Toni Pereira, da Raquel Pinheiro e do Murilo Andrade, prenda e peão do RS. A Claudia Francisca Sanna, de Xangri-la, principal responsável pela vinda dos grupos para São Paulo e, também, pela nossa vinda, foi incansável aqui em terras paulistas. Sempre coordenando com muita liderança os trabalhos. 
Momento de descontração e Lazer. Fomos deixados no parque Aquático, Termas dos laranjais, em Olímpia. Ótimas companhias
Os professores que participam do festival, das palestras são professores em férias. EU DISSE SÃO PROFESSORES QUE ESTÃO DE FÉRIAS. Isso mesmo, no dia de folga, durante o gozo das férias, os professores vem assistir as palestras da 7h 30min da manhã até as 12h 30min. Não arredam o pé do pavilhão, assistindo cada palestra tornando gostoso os momentos de convívio.
A secretária de educação de Olímpia fez questão de receber o estado homenageado com uma indumentária gaúcha. Grupos de vários estados fizeram apresentações e, também, integração com os gaúchos.
Os grupos que participaram do festival receberam diversas homenagens, além do RS ser o estado homenageado. Musicas, poesias, presentes fizeram parte do grande pacote de regalos trocados no festival.
Dona Cidinha (embaixo à direita), ao meu lado com a camiseta estampada do cartaz do festival, dançou no RS há muito tempo
Ficamos no Tiffany hotel de segunda até o dia da viagem (sexta). As 10h estaremos embarcando, TAM, de volta para o Rio Grande. Fica a saudade do carinho recebido pelo povo de Olímpia, dos funcionários das secretarias e, principalmente, da secretaria de educação, que não mediram esforços para que nos sentíssemos em casa, na cidade paulista. Voltaremos direto para a 77ª Convenção Tradicionalista, em Guaporé.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Rogério. Apoiado! Abrs, Giovani Grizotti

Tiago Pessoa disse...

Parabéns pela matéria Rogério, ficou fantástica.
Muito obrigado por todas as palavras enriquecedoras que nos trouxe.
Sem dúvida nenhuma foi um verdadeiro banho de cultura e tradição.
Um grande abraço!
Ass.: Tiago Pessoa Lourenço
Coord. Sec. Mun. da Educação de Olímpia-SP