terça-feira, 3 de julho de 2012

Planejamento Estratégico ... Como está nas RTs?


No ano de 2006 foi apresentado o Planejamento Estratégico para os 10 anos seguintes, de forma que, o tradicionalismo gaúcho, pudesse se enxergar por dentro. Visto de fora, seria possível ver coisas que, no cotidiano, não observamos. Foi um trabalho minucioso, dedicado, chefiado por Josemar Basso, da Office Marketing.

O 1º encontro do Planejamento aconteceu em Tramandaí, em 2005, trazendo um diagnóstico preliminar dos principais fatores que impedem o crescimento do tradicionalismo. Manoelito Savaris, dizia em março de 2005: “È preciso subir na montanha para olhar o horizonte”, referindo-se à real missão dos CTGs do RS. É preciso decidir se o CTG é um lugar para reuniões, de culto às tradições gaúchas, de simples diversão e entretenimento, ou um ponto de apoio à comunidade onde está inserido, qual será a resposta?

Um dos itens do planejamento estratégico se refere á comunicação. O MTG esteve muito tempo longe dos meios de comunicação, mas com as redes sociais essa distancia com as bases foi diminuindo. Veio a transmissão ao vivo via internet do ENART que fizemos de forma inédita em 2009, 2010 e 2011. Um feito eternizado na história do tradicionalismo cumprindo com a profecia de Barbosa Lessa, que viu um novo “ismo” nascendo em 2010.

A aproximação com os meios de comunicação vem se consolidando aos poucos. Resgatamos os Encontros de Comunicadores que aconteciam na década de 90 e que, já havíamos resgatado em 2005, mas pararam em 2006. Estamos reeditando o evento em 2011. E somando-se a isso, o Encontro de Blogueiros e Twiteiros da cultura gaucha, batizando, em janeiro, de “control +Tchê”.

Guaporé sediará, no dia 28 de julho, as 14h, na casa de cultura do município, o 7º Encontro de Comunicadores e o 2º Encontro de Blogueiros e Twiteiros da Cultura Gaúcha, onde será discutido, em um painel, a produção compartilhada de informações e conhecimentos com responsabilidade. Buscamos painelistas de grande importância e conhecimento na área da informação. As vagas são limitadas e esperamos que o pessoal faça suas inscrições dentro do prazo.

Pela primeira vez faremos uma grande discussão do quanto a tecnologia da informação é importante para o tradicionalismo gaúcho, mas que deve ser usada com responsabilidade. A presença de Cezar Freitas, Diretor de Jornalismo do Grupo RBS e Luis Grisólio, Gerente Comercial do Jornal O Metro, do Grupo Bandeirantes, mostram a importância do assunto que será tratado. Faremos a transmissão ao vivo, via internet, do evento.

Estamos produzindo artigos para o Portal “Somos do Sul”, Jornal “O Gauchão” do Paraná, “O Macanudo Gaúcho”, de Novo Hamburgo, além de fornecermos material para o Blog do MTG, CBTG, clicRBS/MTG, o Bolicho do Volmir diretamente, além de tantos outros que reproduzem as noticias postadas. 

Nenhum comentário: