quinta-feira, 26 de julho de 2012

Proposta da convenção - Blog do Leo

Do blog do Leo Ribeiro de SouzaDurante a Convenção anual que começa nesta sexta-feira, na cidade de Guaporé, RS, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vai debater e votar uma proposição um tanto polêmica que prevê eliminar a beleza como um dos critérios para a escolha das Primeiras Prendas dos CTGs, das regiões e do Estado.  A proposição é da 22ª Região Tradicionalista, com o argumento de que a avaliação estética é subjetiva e “pode ser interpretada como discriminação”.


ALTERAÇÃO TAMBÉM NA CORREÇÃO GRAMATICAL


A alteração no regulamento, pode incluir também uma mexida no tópico sobre o uso correto do portugês.


Em lugar da correção gramatical a 22ª RT propõe que seja levada em conta a “ausência de gírias e tiques”.


Segundo José Roberto Fischborn, coordenador da região, avaliar a correção do português das prendas só seria possível se os avaliadores fossem especialistas no assunto.


Opinião do Blog do Léo Ribeiro de Souza:


Se fôssemos delegados autorizados a votar na convenção que acontece em Guaporé, nos posicionaríamos contra as duas propostas acima, pelos seguintes motivos:


a) Toda avaliação estética é subjetiva, mas a beleza é apenas um dos diversos critérios para avaliação dos concursos de prendas. Tanto é assim que na maioria das vezes não vence a mais bonita. Agora, relacionar como discriminação!? Nesta lógica, quem perde em qualquer concurso de beleza poderia entrar com um processo contra o referido concurso por ter sido discriminada? É discutível...


b) Concordamos que seja levada em conta a ausência de “gírias e tiques” mas não nos posicionamos a favor da não avaliação do português. Então que se ponha alguém especializado no auxílio da avaliação. Falar corretamente é um dos predicados de uma Primeira Prenda do Rio Grande. 


Opinião do Blog:


Também não voto na convenção. Mas lembro que existia uma proposta de não se mexer em Regulamentos por algum tempo (e tem gente que concordou com isso e que mandou proposta). 


Letra a) Concordo em genero, numero e grau com o Léo...
Letra B) A avaliação de "gírias e tiques" é para coisas notórias e exageradas, como vícios da fala (a família dos nés, entendeu, tá ligado...), tirar isso é permitir cacoetes de quem, um dia, vai falar em nome de uma entidade. Acredito que perdemos em qualidade com a retirada destas duas avaliações.

Um comentário:

Léo disse...

Grande Rogério. Tudo na santa paz? Olha, acho que no segundo ítem, expressei mal minha opinião que, no fundo, é igual a tua. Penso que não se deva permitir "tiques e cacoetes exagerados".

Fraterno Abraço

Léo Ribeiro