sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tunel do Tempo: Dia das Mães tá chegando...

Correria do dia-a-dia.. as vezes nem temos tempo de dizer "Oi mãe..", "Benção mãe...", "Benção pai"..., pois corremos do trabalho pra faculdade, trabalho novamente, viagens. Nunca temos tempo para a família e amigos. Sempre vem a promessa que: "vamos fazer aquele churras" ... que nunca chega.
Lembro quando criança as vezes que ficamos doentes, as vezes que estamos descobertos e a mãe grita: "quisera eu estar embaixo das cobertas. Um dia tu vai querer isso". E você que está lendo pensou assim: "Ah, por que não fiquei debaixo das cobertas..." . Mas a vida é assim. Um pouco mais corrida, em tempos que  o capitalismo selvagem nos agride, para não cairmos, atacamos, avançamos... e vamos deixando parte de nossas vidas pra trás.
Gostaríamos de fazer viagens com nossos pais, que, mais acomodados por causa da idade, muitas vezes não querem ir. Mas paralelo a tudo isso, vem nossos filhos... sim... um pedacinho de nós.Que temos de educar, e o fazemos, pensando nos ensinamentos que recebemos de nossos pais. Um pouco diferente, pois o mundo está diferente. Mas os tradicionalistas, principalmente, estes lutam por uma educação mais respeitável para seus filhos. Aos moldes que nossos pais nos ensinaram.
Está chegando o dia das Mães, que na verdade, é todos os dias. Aquela pessoa que nos deu a vida. E que Deus, na sua onipotência,  não podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo, designou um anjo para nos cuidar. Chegará um dia que será a nossa vez de retribuir isso. E aí, meus amigos, de filhos passamos a ser pais. E temos a responsabilidade de cuidarmos dos nossos queridos velhinhos. Minha Mãe cuidou meus avós, em especial, meu avô materno, até o último dia de vida. Hoje cuida meu pai, que ajudou a curar de um grande mal.


No dia das mães, nosso reconhecimento, por aquela pessoa que nos deu a vida e, mais ainda, parte da sua vida, para que pudéssemos chegar onde chegamos. No mundo, são poucos os que tem essa consciência. Numa sociedade onde os mais velhos são atirados nos cantos para morrerem, nós somos criados para amar eternamente nossos pais. Assim ensinaremos nossos filhos. Coloquei essas fotos para que meus amigos vejam os diversos momentos de minha mãe. Diversos penteados. Alegrias. Tristezas. Mas sempre uma pessoa motivada. Me alfabetizou. Cuidou do meu irmão com deficiência auditiva. Sempre uma liderança. Praticamente uma Matriarca da família Terra-Cambará. Com Orgulho...nesse dia das mães que se aproxima, gostaria de poder externar o amor incondicional que devemos ter por nossas mães.
Pra encerrar, um verso que fizemos, eu e o Vitor Hugo, em 1997 no dia das mães, no CTG Sangue Gaúcho,  do Albarus:


"A mãe cuida dos filhos / com carinho e com respeito / mesmo sem o que comer / Se vira, ela da um jeito / Educa pra ser operário, governador ou prefeito / Pra mãe o filho querido / Mesmo que seja bandido / Pra ela não tem defeito" ... respondi: "Pra ela não tem defeito / Ô Vitor desata o nó / Se ele fazer maldade / É cadeia ou vira pó / Pense no sofrimento dela / Isso até que me dá dó / Sejas sempre um bom filhinho / Trate ela com carinho / Por que mãe é uma só."


Feliz dia das mães....

Nenhum comentário: