sábado, 5 de maio de 2012

Em 1ª Mão...O Eco da Tradição

O Jornal Eco da Tradição... criado há 10 anos atrás, quando foi extinto o Jornal Tradição, editado pelo saudoso Edson Otto, que deixou de circular em fevereiro de 2001. Começou com muita valentia e com muita vontade. Era um jornal com fontes grandes, espaços e colunas não bem definidas, mas com um grande esforço em ocupar a lacuna deixada pelo informativo que tinha a marca de mais de vinte anos de história.


Pois o Eco já tem 10. Passou por grandes administrações, diagramadores, jornalistas, profissionais, amadores, esforçados voluntários, que sempre lhe deram uma identidade. Atualmente, o ECO tem uma identidade montada. Entraram colunas, saíram outras, mas a estrutura básica permanece. É o informativo oficial do MTG, direcionado aos tradicionalistas e entidades filiadas.
 A partir do mês de maio o ECO receberá uma roupagem nova. Com um layout diferente, baseado em experiências de grandes tabloides gaúchos, bem como, modernizado, buscando uma aproximação com o leitor. Temos ciência de que nem tudo que é significativo é interessante para quem lê. E também, que, nem tudo que é interessante é publicado. A meta é procurar uma linguagem mais significativa e interessante para o público do jornal.


Depois de ver os livros entregues pelo Gerson Ludwig, da Artega, para o MTG, que encadernou 10 anos do ECO, foi possível entender a importância histórica que este jornal tem. Os registros, ali publicados, servirão de pesquisa para a sociedade gaúcha. Por esse motivo estaremos trazendo, novamente, colunas importantes para estudo como “grandes personagens da história”, “grandes momentos da história”, “fala Tchê”, Recuerdos,  e, aos poucos, ir adaptando às necessidades do público e do Movimento.


Tu irás receber um jornal totalmente colorido. Pela primeira vez na história do ECO ele está com todas as páginas “color”. Este é nosso presente para os tradicionalistas. Antecipando, com o serviço gráfico, pretendemos que o jornal chegue mais cedo para os leitores. Nesta segunda, dia 7 ele estará pronto no MTG.  As sugestões, críticas, elogios, serão bem vindos pelo e-mail imprensa@mtg.org.br , bem como as matérias da sua região, da sua entidade. Contribua conosco para que o ECO chegue aos seus 20 anos com muito mais qualidade.

Nenhum comentário: