segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gravações dos Senhores da Guerra

Acostumados ao ritmo pacato do interior, os moradores de Passo Verde, distrito da zona rural do município gaúcho de Santa Maria, estão vivendo os bastidores de uma verdadeira superprodução cinematográfica. Lá, o escritor e cineasta Tabajara Ruas está dirigindo as filmagens de Os Senhores da Guerra.

São 42 atores e mais de 100 profissionais das áreas técnicas envolvidos nas filmagens. A previsão é que o número de figurantes passe de mil.
 Os figurantes também foram selecionados em Santa Maria. A população foi convidada a participar da superprodução por meio do site da prefeitura. Os mais de cem cavalos usados nas batalhas são de moradores da cidade.


O elenco de Os Senhores da Guerra é todo gaúcho. Rafael Cardoso interpreta Julio Bozano, advogado nomeado intendente aos 26 anos e que comanda o Exército contra o seu irmão, Carlos Bozano, vivido por André Arteche. Também estão em cena Leonardo Machado, Marcos Breda, Zé Vitor Castiel, Miguel Ramos, Marcos Verza, Sissi Venturini, Sirmar Antunes e Fernanda Moro.
 O livro que inspirou a superprodução tem 600 páginas. Pela riqueza dramática e pelo detalhamento histórico feito por José Antônio Severo, Tabajara Ruas decidiu contar a história em dois filmes: Os Senhores da Guerra - Passo das Carretas e Os Senhores da Guerra - Passo da Cruz.


O épico mostra que as brigas entre maragatos e chimangos têm ligação com a história do Brasil. Isso porque parte dos gaúchos também combateu os tenentes que se revoltaram contra o presidente Arthur Bernardes e deflagraram a Marcha da Coluna Prestes – movimento político-militar de oposição à República Velha, liderado por Luís Carlos Prestes.
 São duas rebeliões diferentes, mas que se apoiavam. Havia o conflito do Rio Grande, com os maragatos contra Borges de Medeiros, e o levante dos tenentes para derrubar Arthur Bernardes. Os tenentes eram aliados dos maragatos", explica Tabajara Ruas.

A idéia dos produtores é lançar o primeiro filme em meados de 2012 e o segundo um mês depois. Dia 17 de maio tem gravações em Gravataí.

Nenhum comentário: