segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aniversário de Dom João VI

Sexta Feira,13, não pude publicar nada sobre o aniversario de Dom João VI por que o Blogger estava fora do ar. Tinhamos ainda a abolição da escravatura e o mito da sexta feira 13. Mas hoje vamos publicar um pouco dessas histórias.

João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael nasceu em Lisboa, a 13 de Maio de 1767, recebendo a condecoração de D. João VI, e faleceu no Palácio da Bemposta, a 10 de Março de 1826. Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, casou em 1785 com D. Carlota Joaquina, filha de Carlos IV e de Maria Luísa de Parma de Espanha.

Foi aclamado rei em 1816. O seu reinado decorre numa época de profundas mutações à escala mundial e à escala nacional: Revolução Francesa e a conseqüente guerra européia, Bloqueio Continental, campanha do Rossilhão, guerra com a Espanha e as invasões francesas. A fuga da corte para o Brasil, onde permaneceu durante 14 anos, revolução liberal e a independência do Brasil determinando a derrocada de um mundo e o nascimento de outro, mudança que D. João VI não quis ou não soube compreender.
 Vindo par ao Brasil, deixou muito grande a dependência em relação à Inglaterra, com a imposição da abertura dos Portos brasileiros ao comércio internacional e com o tratado anglo-luso de 1810, desastroso para a economia. Além disso, a presença da corte no Brasil impulsionou a independência que se veio a verificar em 1822.

Fonte: Portal da história

Nenhum comentário: