quarta-feira, 25 de maio de 2011

Criatividade - A solução para os problemas

Podemos definir o processo criativo como um processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva.


No campo da Psicologia, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Corresponde a momentos da vida de uma pessoa ou de um grupo em que há perdas ou mudanças dos elementos estabilizadores habituais.  A crise pode ser definida como uma fase de perda. 


A evolução da crise pode ser benéfica(quando proporciona impulso par ao crescimento) ou maléfica (quando acumula s prejuízos e a acomodação). Mas a crise é vista, de igual modo, como uma ocasião de crescimento.E para sair da crise devemos usar  a  criatividade.


É preciso quebrar os paradigmas e não apenas reorganizá-los. Vender um produto velho numa embalagem nova só vai enganar o consumidor no primeiro momento. É preciso mudar e inovar.
É preciso aceitar que o fato de uma coisa estar sempre sendo feita da mesma maneira não quer dizer que esta é a maneira mais correta ou adequada.


A criatividade garante o sucesso de muitas empresas da iniciativa privada. O princípio é o mesmo e vale para o Governo, para sindicatos, entidades, agremiações, etc...


É necessário descobrir maneiras novas de fazer as coisas para garantir resultados cada vez melhores. Caso contrário vamos continuar assistindo o mesmo filme por muitas e muitas vezes. 
Pensando desta forma nossa equipe está arquitetando um planejamento para as provas do Jean no concurso Regional. Chega de mesmice e de "firulas excessivas". Vamos ver no que dá. Temos que arriscar. E ele é dotado de coragem para mudar e fazer a diferença, independente da aceitação das comissões avaliadoras.


Como está vindo uma comissão hiper experiente para Porto Alegre, podemos fazer como disse Alex Balaka e o Émerson no ENART 2010 ... " (...)Rogério fiquei com medo, mas se não arriscássemos não teríamos o resultado que tivemos e a receptividade do público." Então...RS... prepare-se vem novidades por ai!

Nenhum comentário: