terça-feira, 6 de julho de 2021

20º Programa Saberes & Fazeres vai tratar da cultura tradicional açoriana no sul do Brasil

 

Basta clicar na imagem para acessar

A convidada:

    Lélia Pereira da Silva Nunes, natural de Tubarão (SC), Cidadã Honorária de Florianópolis, onde reside desde 1970. Socióloga, escritora, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada. Presidiu entre 1997 e 2004 a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. É doutoranda em Literaturas e Culturas Insulares (Universidades da Madeira). Secretária Geral e titular da Cadeira26 da Academia Catarinense de Letras. Emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Vice Presidente do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. Prêmio Côrte Real,2018, Journal LusoPresse,Montreal (Ca); Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, 2018 da Câmara de Vereadores de Florianópolis; Medalha Brasileira Folclorista Emérito, outorga da Comissão Nacional de Folclore,2019; Comenda e a Medalha Cruz e Sousa, Governo de Estado de Santa Catarina,2019.

     Há cinco décadas dedica-se à Cultura Catarinense, em particular à cultura tradicional açoriana no Sul do Brasil e nos Açores.

     Divide-se entre a escrita livre (crônica) e o ensaio. As editoras Letras Lavadas (Ponta Delgada, Açores) e Dois por Quatro (Florianópolis, SC) publicaram recentemente Corpo de Ilhas e Pedra de Toque. Em maio de 2021 lançou a 3ª.ed. Caminhos do Divino, um olhar sobre o Espírito Santo em Santa Catarina, pela Dois Por Quatro. Durante o ano de 2020 foi coautora das seguintes obras coletivas: Viagens. Letras Lavadas, Ponta Delgada, Portugal; Avós: Raízes e Nós. Ed. Alma Letra: Lisboa, 2020; Retratos Pandemia 2020. Publicações Vitelli: Florianópolis.

     É colaboradora nos jornais Diário dos Açores, Portuguese Times (New Bedford) e no LusoPresse (Montreal) e no Notícias do Dia (Florianópolis). Coordena o Blog Comunidades da RTP Açores, desde 2008. Integra o Conselho Consultivo da Bruma Publications, do Portuguese Beyond Borders Institute (PBB), Universidade Estadual da Califórnia.

Serviço:

O que: Programa Saberes & Fazeres | O Folclore em foco | 20ª Edição

Quando: Quarta-feira, 07 de julho às 20h

Onde: Fanpage da Comissão Gaúcha de Folclore

Apresentação: Rogério Bastos

Nenhum comentário: