terça-feira, 13 de julho de 2021

ACL promove novo painel literário sobre Bicentenário de Anita Garibaldi

  


   A Academia Catarinense de Letras promove no dia 15 de julho, às 19 horas, uma nova edição do Painel Literário, como o tema “A Anita Garibaldi dos livros”. Moderado pelo professor e acadêmico José Isaac Pilati (cadeira 14), o evento, transmitido ao vivo pela internet (https://youtu.be/hRpWF2Eco-U), terá como painelistas o jornalista Paulo Markun e o historiador Adílcio Cadorin.

     Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista profissional desde 1971, já foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e até mesmo diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. Por dez anos, apresentou o Roda Viva da TV Cultura, o mais antigo e respeitado programa de entrevistas da TV brasileira. Presidiu o Santacine, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela gestão da TV Cultura, Univesp TV, Multicultura, Cultura Brasil e Cultura FM.

     Criou veículos de comunicação (Pasquim São Paulo, Imprensa, Radar, Deadline, Jornal do Norte). Foi consultor da Unesco na reformulação da TV Escola do MEC. Recebeu vários prêmios como comunicador e escritor. É autor de dezoito documentários e quinze livros, entre eles Anita Garibaldi, uma heroína brasileira, Editora Senac, 1999, lançado também na Itália e finalista do prêmio Jabuti.

     Adílcio Cadorin nasceu em Urussanga. Ex-prefeito de Laguna (PFL), é advogado e historiador. Como prefeito criou o evento "A Tomada de Laguna", uma encenação ao ar livre da batalha épica da Revolução Farroupilha que, sob o comando de Giuseppe Garibaldi, invadiu a cidade e ali proclamou a República Juliana.

     É autor de Anita - A guerreira das repúblicas (Editora Best Seller), biografia da heroína Anita Garibaldi. Escreveu também Tordesilhas - Muito mais que um tratado, sobre as motivações de Portugal e Espanha para celebrarem o tratado e as consequências no Brasil, e Os botos de Laguna, que relata a simbiose entre os golfinhos e os pescadores de Laguna. Sua mais recente obra é Laguna Terra Mater, uma revisão da história da cidade e sua importância no processo de ocupação e alargamento da fronteira sulista do Brasil.

Nenhum comentário: