quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Caravana do Alma Gauderia leva o espírito de natal aos bairros de Eldorado do Sul

      Hoje resolvi escrever sobre Natal. Isso mesmo. Uma data que me sinto um tanto melancólico, mas que sempre gostei por que reunia a família e os amigos, mesmo que por motivos adversos aos que criaram a data comemorativa nos calendários.


     Mas nesta segunda, depois de um período encerrado por conta da pandemia, sai na Caravana Natalina promovida pelo Alma Gauderia em parceria com a prefeitura de Eldorado do Sul. Fomos para fazer a cobertura com fotos e imagens para o arquivo do grupo e observar questões relativas as festividades que este ano serão, com certeza, diferentes. Concentramos no final da tarde, em torno de 18h, para sair às 19. Três caminhões, sendo um deles para o grupo musical que foi o tempo9 todo cantando e animando. Os outros dois temáticos: um com o presépio vivo, com atores e o outro com o Papai Noel (representado pelo cantor e compositor Alexandre Brunetto).
 


      Junto com os caminhões foram alguns carros acompanhando, distribuindo balas, doces e guloseimas em geral para a criançada. Rodamos primeiro na Sans Souci, onde pude constatar de perto a emoção que tomava conta das pessoas. Um tanto cético, ainda, sai do carro e fui para o carro do Papai Noel. Ali pude presenciar o que essa data mexe com as pessoas. As canções natalinas, adaptadas pelo Alma Gaudéria, símbolos do Natal no Rio Grande do Sul, e as letras que retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor e os valores, ganharam um ritmo gostoso e uma roupagem nova, além da interpretação do Brunetto e do Grupo, liderado pelo Fernando Espíndola. As crianças queria abanar o Papai Noel, queriam ser vistas.

    Depois de percorrer por 4 horas os bairros ao redor de Eldorado, já um tanto cansados, entramos em uma pequena vila, onde os moradores foram para a rua com suas crianças e podíamos ver as lágrimas (sim, os adultos chorando) que tomava o rosto das pessoas ao som de 'noite feliz'. Centenas de pessoas sairam para ver a Caravana passar. Vilarejos que muitas vezes são esquecidos, onde as pessoas são invisíveis no todo social.

    O natal é um dos maiores estímulos da economia anual para muitas cidades. As vendas aumentam dramaticamente em quase todas as áreas de varejo e lojas introduzem novos produtos para as pessoas comprarem, como brindes, decoração e suprimentos. Mas em um ano de distanciamento social, de pandemia e de comercio fechado, o Alma Gauderia achou um jeito de levar um pouquinho de alegria para as pessoas. Parabéns Prefeitura de Eldorado do Sul por ter tido essa sensibilidade. Tive a oportunidade de passar por lugares que me fizeram muito feliz em anos anteriores, ver amigos e poder constatar tudo que comentei neste pequeno texto.


     Vale a pena levar para a tua cidade este espetáculo natalino.

Nenhum comentário: