terça-feira, 15 de dezembro de 2020

15 de dezembro - Dia do Declamador Gaúcho

      O governador Eduardo Leite sancionou, em ato realizado dia 5 de agosto de 2019 no Palácio Piratini, a lei que cria o ‘Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a)’. O projeto, que foi protocolado pela ex-deputada Regina Becker foi reapresentado pelo deputado estadual Dirceu Franciscon e aprovado no Plenário da Assembleia, por unanimidade, no dia 16 de julho do ano passado. Desta forma, a data escolhida foi simbolizada pelo nascimento de Darcy Fagundes da Silva, profissional da comunicação que consagrou a declamação e a temática do regionalismo gaúcho na história do rádio e da televisão.


     O uruguaianense Darcy Fagundes (foto) foi o criador do reconhecido programa da Rádio Farroupilha: “Grande Rodeio Coringa”, em que se consagrou e passou a fazer parte da história do rádio.


Institui o “Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a)”.

Art. 1° - Fica instituído o “Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a)”, no Estado do Rio Grande do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de dezembro, data de nascimento de Darcy Fagundes.

Parágrafo único – O dia previsto no “caput” deste artigo passa a integrar o Calendário Oficial do Estado.

Art. 2° - Caberá ao Poder Executivo, através de suas Secretarias, e aos órgãos voltados a promoção da cultura no Estado, a elaboração da programação a ser desenvolvida por ocasião das comemorações do dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a).

Parágrafo único – Para a elaboração do programa e ações referidas no "caput", serão consultadas e convidadas a participarem as Associações vinculadas ao tema, bem como, os Centros de Tradições Gaúchas.

Nenhum comentário: