quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Preparado para uma grande missão, conheça Ricardo Bordignon, de Guaporé

          Agora, subiremos a serra, mais especificamente em Guaporé, onde vamos conhecer um pouco de RICARDO PAN BORDIGNON. Natural de Porto Alegre e residente na cidade de Guaporé há 23 anos, é instrutor de danças tradicionais há 15. Bordignon é pré-candidato à vereança em sua cidade.

          Iniciou no tradicionalismo em 1992, no CTG do Clube Fronteira, na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina. "Quando retornei ao RS, ingressei de forma mais atuante em meados do ano de 2002, no quadro artístico do CTG Estirpe Gaucha, de Guaporé, onde atuo de forma ininterrupta até hoje como instrutor e coordenador artístico da entidade" - conta.

          Como diretor, participou de festivais de folclore no Chile com o Estirpe e CTG Giuseppe Garibaldi (Encantado). Viajou à Europa em festivais na Polônia e Lituânia com o Giuseppe. Como dançarino, participou por 6 anos do Grupo de Projeções Folclóricas CARIPAIGUARÁS (Guaporé). Atualmente instrui os CTGs Estirpe Gaucha (Guaporé), CTG Pousada do Imigrante (Nova Bassano), CTG Giuseppe Garibaldi (Encantado), CTG Potro Sem Dono (Dois Lajeados) e o CTG Velha Carreta (Caxias do Sul).

        Bordignon instruiu, também, o CTG Os Desgarrados (Guaporê),CTG Sinuelo da Serra (Serafina Correa), CTG Querencia do Imigrante (Montauri), CTG Rancho Alegre (Vista Alegre do Prata), CTG União Serra e Canto (União da Serra), CTG Dom Felipe de Nadal (Passo Fundo), CTG Guerreiros da Tradição (Bento Gonçalves), CTG Raça Gauderia (Estrela). Vamos conhecer um pouco mais desse jovem talento do Rio Grande.

Blog - o que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG ou como peão por dia? 
     Convivi praticamente minha vida toda envolvido com centro de tradições, e afirmo que a formação de meu caráter e meus valores , muito se devem pela convivência com pessoas ligadas aos CTGs. Fui peão farroupilha e também peão destaque da 11rt, e essa parte cultural me fez crescer muito também. Hoje além de instruir, sou coordenador artístico da entidade.

Blog - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?
     Com certeza sim. A formação de um tradicionalista vai muito além da dança, evoluímos como pessoa, a convivência em grupo, disciplina e o mais importante, nossos valores.

BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?

     O CTG é um ambiente familiar, e quando temos a família inserida tudo facilita, pois sabemos que estão cada dia mais escassos estes ambientes. Os aprendizados que a cada pessoa que passa por um centro de tradições leva em sua vida é gigante, pois se potencializam para tantas outras atividades em suas vidas. 


2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela tua competência e coragem para enfrentar mais esse desafio. Com certeza terá ainda mais sucesso, pois competência não te falta. Muito orgulho

Leandro de Araujo disse...

Ricardo P Bordignon, o Bordi, é um dos mais competentes e apaixonados instrutores de danças tradicionais gaúchas com quem trabalhei nesses quatorze anos de Projeto Aquecimento Cênico. Tem uma didática e uma linguagem para comunicação com grupos juvenis que poucos no estado possuem. Além de um grande coração e uma alma verdadeiramente gaúcha.