quinta-feira, 29 de novembro de 2018

19ª Festa Nacional do Churrasco teve lançamento no Palácio Piratini

   
Marília, Patroa do CTG, recebendo o Governador
      O Galpão Glaucus Saraiva do Palácio Piratini foi o local de lançamento oficial do 5º Rodeio Crioulo e da 19ª Festa Nacional do Churrasco de Lagoa Vermelha, na noite desta quarta-feira (28). As duas festas são a preservação de alguns dos hábitos mais cultivados e conhecidos do Rio Grande do Sul. “É com prazer que ajudo a promover aqui na sede do governo alguns dos símbolos mais importantes do nosso povo: o rodeio, o churrasco e o centro de tradições gaúchas”, destacou o governador José Ivo Sartori na abertura do evento. 


      Segundo Sartori, esses símbolos estão presentes em qualquer lugar para onde um gaúcho tenha emigrado, “seja em outros estados do país, ou qualquer lugar do mundo, sempre há um sul-riograndense orgulhoso de suas raízes”, observou.

         "Recebemos muitas pessoas que vão a nossa cidade para comer o nosso churrasco, muitas pessoas que convidam as nossas equipes para fazer em churrasco, em outro lugar, muitas pessoas que vão à Lagoa Vermelha só para comprar a carne que tem um corte especial e a nossa linguiça Campeira, que ela também é feita de forma diferenciada, por que ela é picada a faca. Então, a busca por essa tradicionalidade que fez com que a gente chegasse então durante todos esses anos na realização dessa festa que é de suma importância para o nosso município" - disse Marília Dorneles, patroa do CTG Alexandre Pato.

           "Temos orgulho de nossas tradições e os CTGs preservam e levam aos lugares mais distantes nossa cultura e este é o legado que Lagoa Vermelha, com seu Rodeio e Festa do Churrasco, está deixando para o estado e também em outra terras", afirmou o governador. 

O Galpão Crioulo do Palácio
        Em 1971, o ex-governador Euclides Triches construiu um galpão, réplica dos tradicionais abrigos das nossas estâncias, em um dos patamares do jardim do Palácio. O novo espaço serviria para receber os convidados do Governo na simplicidade dos nossos usos e costumes, de maneira informal e sem etiqueta. O galpão do Palácio Piratini leva o nome de Glaucus Saraiva, que o considerava "um templo simbólico da tradição" e um "foco irradiador da cultura sul-rio-grandense".  

Festas       
      O 5º Rodeio Crioulo Internacional e a 19ª Festa Nacional do Churrasco ocorrem de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, no CTG Alexandre Pato, um dos mais tradicionais do estado, fundado em 1953. Durante os dias de festa, também haverá mostra de fotografia, comida e doces campeiros, além de shows e atrações culturais da região.


      De acordo com a Patroa do CTG, Marília Dornelles, os eventos - que acontecem a cada dois anos - além de preservar "a autêntica tradição gaúcha, transformou Lagoa Vermelha na capital nacional do churrasco, pelas nossas características mantidas, como assar na brasa, em espetos de madeira e com cortes diferenciados".  

Nenhum comentário: