domingo, 5 de novembro de 2017

Sarau literário Nico Fagundes, na PUC/RS

Antonio Augusto Fagundes será homenageado com Sarau, Exposição e Lançamento de Livro no Dia 7 de Novembro, na PUC. 

           O tradicionalista, folclorista e escritor Antônio Augusto Fagundes, o Nico Fagundes, será homenageado com um Sarau Literário na próxima terça-feira (7/11), a partir das 19h30, na PUC/RS, em Porto Alegre. A homenagem é alusiva à data de nascimento do tradicionalista. Nico completaria 83 anos no dia 4/11.

            A viúva de Nico Fagundes, Ana Piagetti Fagundes, oficializou no ano passado a doação do acervo pessoal do tradicionalista ao Instituto Delfos, Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para concretizar o desejo declarado em vida pelo marido.

            Na oportunidade haverá o lançamento (In Memorian) do livro de contos “Os Dez Putos de Bagé”, da editora Gazeta, que estava pronto para ser lançado quando Nico Fagundes faleceu na noite de 24 de junho de 2015.

             Entre as peças que serão expostas no dia 7 estão a máquina de datilografia onde o Nico Fagundes compôs o Canto Alegretense, uma das músicas mais importantes do cancioneiro gaúcho, além de uma coleção impressionante de manuscritos históricos do folclorista, além de peças e acessórios gauchescos.

            Para a viúva Ana Fagundes, ou Anitinha, como era carinhosamente chamada por ele, o evento será a concretização do desejo expresso pelo tradicionalista. “O Nico deixou bem claro o que ele queria que fosse feito com tudo o que ele tinha e guardava com tanto carinho e apreço. O desejo dele era de que o material estivesse disponível para estudos e registro da história da cultura gaúcha”, declarou.

            No evento, o grupo Os Fagundes (Bagre, Neto, Ernesto e Paulinho) fará uma participação musical, o poeta Cândido Brasil estará representando a Estancia da Poesia Crioula e a declamadora Liliana Cardoso, que fará a leitura de trechos do livro inédito. Estão programados depoimentos de amigos e autoridades como o Irmão Manuir Mentges, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC/RS, o Prof. Dr. Ricardo Araújo Barberena, coordenador executivo do Instituto Delfos, o Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil, coordenador geral do Delfos, além de Daniela Damaris Neu, Mestre em Teoria da Literatura pela PUC e Romar Rudolfo Beling, da Editora Gazeta.

Serviço:
SARAU LITERÁRIO EM HOMENAGEM A NICO FAGUNDES
DIA 7 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA
A partir das 19h30min - Entrada Franca
PUC/RS – Saguão da Biblioteca Central, Prédio 16.
Assessoria de imprensa: Luciana Fagundes – (51) 99380 0051

Nenhum comentário: