domingo, 30 de abril de 2017

CTG Vinte de Setembro, de Curitiba/PR, faz turnê histórica no RS

         Na manhã de sábado chegou a Porto Alegre uma comitiva capitaneada pelo Patrão José Carlos Pinhatti, vinda da capital paranaense, do CTG Vinte de Setembro. Mal chegaram e já foram fazendo fotos no Monumento ao Laçador, aos Açorianos, no Beira Rio...       
             A historia do CTG Vinte de Setembro começou em 1962, quando um grupo de gaúchos residentes em Curitiba, decidiu se organizar para exercitar algumas de suas tradições como musica, dança, declamação de versos e o churrasco assim como sua indumentária característica que inclui bombacha, botas, guaiaca, lenço no pescoço e chapéu.
          Desde então, ele vem crescendo, mais e mais pessoas começam a participar e a defender a cultura gaúcha. Situado em Curitiba, no bairro Pinheirinho, as margens da BR 116, desde sua fundação mantem atividade ininterrupta até hoje, sendo assim, o mais velho CTG fora do território Rio-grandense.          
           Depois de se alojarem no Clube do Professor Gaúcho, no CTG Laço da Querencia, e almoçarem, os membros do "Vinte" foram para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, onde foram homenageados pela Comissão Gaúcha de Folclore.       
          De tardezita o Berço da Revolução Farroupilha foi o local onde o svisitantes fizeram fotos e aprenderam um pouco mais da nossa história.
          E a noite foram recepcionados pelo Músico Renato Borghetti, na Fábrica de Gaiteiros da Barra do Ribeiro. As visitas feitas  no Delta do Jacuí foram acompanhadas pelo Subcoordenador da região, Jeferson Quadros, com apoio das prendas Dani e Thalita.
          Borghettinho mostrou a fábrica, brincou, conversou e depois, fez um show especial par aos visitantes.



A visita ao Cipreste Farroupilha e a casa de Gomes Jardim.



Nenhum comentário: