domingo, 30 de abril de 2017

Outorga da Medalha Lilian Argentina, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

              Uma linda tarde de abril. Assim poderia ser definido o dia 29. A Comissão Gaúcha de Folclore  reunida em sessão solene, no Teatro Glênio Peres, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre destinada a tradição gaúcha, realizou uma cerimônia capitaneada pelo Presidente Ivo Benfatto, seus vice-presidentes, Capuano e Rogério Bastos, a secretária Renata Pletz e a presidente da Fundação Santos Hermann, Paula Simon. 
              Dia 24 de abril, passado, foi comemorado o dia da tradição gaúcha, por isso comemorarmos a passagem do dia 23 de abril, quando a CGF completa 69 anos de sua fundação e, como ponto principal, acontece a condecoração de pessoas e instituições que se destacaram no cenário cultural gaúcho com a Medalha do Mérito Cultural Professora Lilian Argentina, que neste 30 de abril estaria completando 95 anos de nascimento.
             Foi entregue a Moção de Reconhecimento e Aplauso à Invernada Cultural do “35” CTG, reconhecendo o mérito do Museu Glaucus Saraiva e da Biblioteca Barbosa Lessa como instituídas em Estatuto pelos fundadores.
           Fundado em 20 de Setembro de 1962, tendo como primeiro patrão Vitorino António Boff  e, atual, José Carlos Pinhatti, a entidade paranaense, que cultiva as tradições gaúchas foi homenageada com a Moção de Reconhecimento e Aplauso pelas atividades tradicionalistas que vem desenvolvendo desde sua fundação, ininterruptamente. 
 Receberam a Medalha do Mérito Cultural Professora Lilian Argentina:

ANTÔNIO CARLOS CÔRTES -  jornalista, escritor e ativista nas culturas populares tradicionais – carnaval.
CASA DO ARTISTA RIO-GRANDENSE – coletivo que agrega artistas que dedicaram sua vida cultura sua arte entregando-a com sensibilidade à sociedade gaúcha de todo o tempo.
CASADOS AÇORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – sociedade cultural dedicada à pesquisa, registro, promoção e divulgação dos fatos folclóricos de origem açoriana.  
COLMAR PEREIRA DUARTE - Poeta, escritor, pesquisador e compositor.
GILBERTO MONTEIRO – músico, gaiteiro e compositor
LOMA BERENICE GOMES PEREIRA – cantora regionalista.
LUCIANO FERNANDES - protagonista nas culturas populares tradicionais na área das artes circenses e abnegado benfeitor junto à Casa do Artista Riograndense.
PADRE AMADEU GOMES CANELLAS – religioso tradicionalista, conselheiro benemérito do MTG.
PEDRO MARQUES ORTAÇA – músico, cantor e compositor missioneiro
SOCIEDADE BENEFICENTE E CULTURAL FLORESTA AURORA- associação cultural popular tradicional.
TERNO DE REIS IRMÃS FERNANDES – tradicional grupo folclórico feminino de arte folclórica dos reisados.


          O Presidente da CGF, Ivo Benfatto, conduziu a cerimonia, chamou representantes da Comissão Gaucha e do Conselho Estadual de Cultura, e fez referencias à professora Lilian Argentina que emocionou a todos.
Os homenageados com membros da Comissão Gaúcha de Folclore

Daniel Zardo leu o histórico da Comissão Gaúcha de Folclore

2 comentários:

Unknown disse...

Olá eu achei uma das medalhas alguém que possa ter perdido?

Unknown disse...

Alguém tem uma medalha perdida eu achei