terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uma noite para entrar para a história do Rio Grande

           O Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, Almir Azeredo Ramos (nome dado à Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em memória do Coordenador da 1ªRT/2000, assassinado naquele ano) recebeu centenas de tradicionalistas para a festa de aniversário do Movimento, na tarde e noite do dia 29 de outubro.



            Elomir Malta conduziu o cerimonial de aniversário anunciando o prêmio MTG de jornalismo, que foi criado no ano de 2015, sendo a sua segunda edição. A imprensa, que possui uma importância muito grande em informar, formar opinião e globalizar as informações, foi homenageada pelo Movimento Tradicionalista. O premio MTG de jornalismo destaca profissionais, estudantes e veículos de comunicação.  O troféu tem como objetivo reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a história, cultura e folclore do Rio Grande do Sul.
MELHOR COBERTURA DE EVENTO ARTÍSTICO
Michelle Treichel,  do jornal Gazeta do Sul, Enart 2015
MELHOR MATÉRIA JORNAL IMPRESSO
Beatriz Colombelli, do jornal Folha do Mate, Qual o ValoR$ deste sonho?
MELHOR CADERNO ESPECIAL
Carla Ruas, do jornal Zero Hora com a Cobertura Acampamento Farroupilha de Porto Alegre
CATEGORIA MELHOR MATÉRIA DE SITE, BLOG OU FANPAGE
Roberto Cabral Azambuja e Marcelo Carôllo de Oliveira do blog Zero Hora.com ,  com o Conjunto de matérias especiais Ao Pé da Letra
CATEGORIA MELHOR MATÉRIA DE TV (PROFISSIONAL)
Nádia Regina Strate, da RBSTV, com o Conjunto de matérias especiais sobre dança TV, A Dança Tradicional Gaúcha
CATEGORIA MELHOR MATÉRIA DE TV (ESTUDANTE)
Thais Dutra da Rosa com o Rodeio em Flores da Cunha
MELHOR FOTOGRAFIA
Alvaro Pegoraro do jornal Folha do Mate
           Para os atos que seguiram foram até o palco para juntar-se ao Presidente do MTG, os vice-presidentes: de administração e finanças Nilton Otton, de Cultura Elenir Dill Winck, Campeiro José Alvoni Araújo, artístico José Roberto Fischborn e de Esportes campeiros Martin Guterres Damasco.
           Foram feitas homenagens e entrega de comendas e medalhas. Os Deputados Federais Afonso Hamm e Pompeu de Mattos e o Deputado Estadual e atual Secretário da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ernani Polo, receberam o titulo de Conselheiros Honorários do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
             O MTG é dirigido por um Conselho Diretor composto de 33 titulares e 16 suplentes, eleitos pelas entidades tradicionalistas reunidas no congresso em janeiro de cada ano. 

           Para homenagear e reconhecer os tradicionalistas que fizeram parte do Conselho e que deram inestimável contribuição ao MTG, a Convenção Tradicionalista concede o título de CONSELHEIRO BENEMÉRITO.
           No cinquentenário do MTG três foram os agraciados com esse importante título:
Gustavo Bierhals, Wilmar Gomes da Fonseca e Nilton Carlos Machado de Brum
           No ano de 2002, o MTG criou a sua maior comenda: a MEDALHA DO MÉRITO TRADICIONALISTA BARBOSA LESSA. A concessão dessa honraria é realizada a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma especial no meio tradicionalista e cultural. A concessão da medalha é definida pelo Conselho Diretor do MTG reunido em sessão ordinária.

                      Neste ano de 2016 o MTG homenageou e concedeu a Medalha Barbosa Lessa aos seguintes tradicionalistas: Ilva Maria Borba Goulart; Gilda Galeazzi; Lauri Teresinha Bandão de Almeida; Flavio Marcolin e Gerson Luiz Ludwig.
            Como ato especial do cinquentenário, foram homenageadas as três entidades tradicionalistas em atividade e que foram criadas antes mesmo do renascimento do tradicionalismo em 1947:

UNIÃO GAUCHA J. SIMÕES LOPES NETO, da cidade de Pelotas, criada em 1899. Recebeu a medalha o Capataz: Otávio Cavalheiro de Souza

SOCIEDADE GAÚCHA DE LOMBA GRANDE, da cidade de Novo Hamburgo, fundada em 1938. Recebeu a medalha o Patrão Aurélio Strack

CLUBE FARROUPILHA, da cidade de Ijuí, fundado em 1943. Recebeu a medalha o Patrão GILBERTO BALÉM

           Também recebem a Medalha Barbosa Lessa, os três primeiros CTGs criados:

35 CTG,da cidade de Porto Alegre, fundado em 1948. 

CTG O FOGÃO GAÚCHO, da cidade de Taquara, fundado em 1948. 

 MINUANO CTG, da cidade de Iraí, fundado em 1949. 

            E a entidade que organizou o 12º Congresso tradicionalista Gaúcho, onde o MTG foi criado, no ano de 1966:


CTG POTREIRO GRANDE, da cidade de Tramandaí.


           Com o objetivo de reconhecer e destacar músicos, interpretes e letristas que se dedicam à musica regionalista e que a preservam, o Conselho Diretor do MTG criou, no ano de 2016, a COMENDA HONEIDE BERTUSSI. A entrega desta comenda aconteceu, pela primeira vez, no aniversário de 50 anos do MTG. 
            Quem fezr a entrega das medalhas, acompanhando o presidente do MTG, foi Paulo Bertussi, filho de Honeide Bertussi Siqueira. E receberam a homenagem:
1.ADELAR BERTUSSI SIQUEIRA.
2.EDSON BERCKER DUTRA, do conjunto os Serranos, representado pelo filho ROBERTO DUTRA 
3.PEDRO ORTAÇA
4.RENATO BORGHETTI, representado pelo seu pai Rodi Pedro Borghetti


           Muitas pessoas e entidades que auxiliam as Regiões Tradicionalistas em suas caminhadas, muitas vezes não recebem o carinho e a devida homenagem na própria localidade. Para homenageá-las cada coordenadoria regional  indicou à diretoria do Movimento Tradicionalista para o recebimento da COMENDA JOÃO DE BARRO, uma homenagem simples, mas carregada de muitos agradecimentos e do reconhecimento de todo o MTG.
           O Diploma João-de-barro foi criado ainda na gestão de Dirceu Brizola para agradecer aqueles que ajudaram a construir a sede do MTG. Com o passar dos anos não mais se fez a homenagem, mas ela retornou na gestão de Manoelito Savaris, como agradecimento das RTs às pessoas ou entidades que colaboraram naquela região.





            Anualmente são homenageados os trovadores, indicados pelas entidades que congregam esses artistas de tão grande importância cultural, de uma das mais autenticas manifestações populares espontâneas de nosso estado. 

            Indicados pela Associação de trovadores Pedro Ribeiro da Luz
- Luiz Carlos Santos Araújo
- Maria Edi Malaquias

             Indicados pela Associação de trovadores Luiz Muller
- Maria Iraci Ramirez Cavalheiro
- José Marcos Mello da Silva

             Indicado pela Associação de trovadores Rui de Freitas
- Eron de Oliveira.

            Para ficar eternamente registrada a passagem do cinquentenário do MTG a Comissão Organizadora criou um troféu especial, denominado Troféu Cinquentenário. Este troféu foi entregue para os campeões dos eventos competitivos de 2016 e para aos coordenadores regionais,  Conselheiros do MTG,  integrantes da junta fiscal, diretores do MTG,  Conselheiros Beneméritos e Conselheiros Honorários presentes e às prendas e peões estaduais que entregaram seus cargos neste ano de 2016.

Nenhum comentário: