sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Diario de uma viagem à China - Parte III

Saida do Hotel Tangla International para manha de lazer em Dongguan
No centro de Dongguan, cidade de nove milhões de habitantes, momento de lazer

            Em uma das dependências do Hotel Tangla International, onde fica a sede simbólica do PTG China Véia, em Dongguan, as familias que compoe a entidade se reuniram para participar de uma palestra sobre o Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul, sua abrangencia e seu sentido. Um pouco de história do Rio Grande, com curiosidades e a 40ªRT.
            As crianças, em alvoroço, brincavam pelo saguão do hotel, pilchados, mas, quando Lucas Ferreira abriu a gaita para tocar o hino Rio-grandense, ao lado de Ita Cunha, todos correram para cantar, junto com seus pais, orgulhos, saudosos e apaixonados.
           O Patrão do PTG, Crodoaldo Batista de Araújo, o Tchaka, como é conhecido entre os amigos fez a abertura ao lado de seu capataz e músico, Junior Amaral, para logo em seguida ouvirem, com extrema atenção o que o professor e jornalista, Rogério Bastos, tinha levado em sua mala de garupa para a China.



          Logo após a palestra foram entregues brindes e lembranças aos fundadores do PTG, aos musicos, ao palestrante e à patronagem do PTG, contendo cuia, bomba, bandeira da entidade, chaveiro personalizado, decalques e um cd.


          Ita Cunha abriu o espetáculo com sua bela voz acompanhado de Matheus Alves, Neuro Junior e Lucas Ferreira.
          Depois, de surpresa, chamou Rodrigo Munari para cantarem juntos Chasque à Dom Munhoz, recebendo muitos aplausos a iniciativa.



          Foi então que os Serranos encerraram a noite cantando clássicos e convidando Ita Cuha para participar com eles, retribuindo a gentileza.
          Visivelmente emocionado, Dr. Edson Dutra, líder do grupo Os Serranos, falou na abertura, pouco antes da apresentação deles:  "O Rio Grande agradece por vocês  estarem pilchados aqui, vocês são os sentinelas adiantados do pago, não é fácil suportar a saudade mas, quando se tem razões para viver, quando se tem razões para mostrar a valentia da sua gente, sobra coragem para os gaúchos e gaúchas, dividir esses momentos em que o PTG China Véia reafirma com tanto civismo o seu desejo de preservar a tradição e propaga-la neste pais-continente que é a China. Se converte, cada vez mais, no exemplo para milhões de gaúchos que estão arrinconados por este país. No que depender dos Serranos, do Ita e seus músicos e do amigo Rogério Bastos, vocês podem ter certeza, que nós estamos de mãos dadas por esta causa que nos enaltece como homens típicos de uma vida que levamos com honradez, demonstrando a cada minuto o nosso amor pelo nosso chão pela nossa pátria brasileira. Unidos com esse pais que nos recebe de braços abertos, que é a China"  - Disse Edson Dutra.


Nenhum comentário: