segunda-feira, 13 de junho de 2016

Santos padroeiros de junho - Santo Antonio

           Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e morreu em Arcela, perto de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 1232 pelo Papa Gregório IX, é conhecido como Santo Antonio de Pádua ou de Lisboa. Por ocasião do sétimo centenário de seu nascimento o Papa Leão XIII declarou-o "il santo di tutto il mondo".

           É padroeiro das mulheres e combateu tudo que pudesse prejudicar a estrutura familiar. Nunca aceitou a inferiorização das mulheres dentro do casamento e defendeu os valores familiares e humanos.

           Em Portugal é muito forte a devoção a este santo e em sua homenagem são realizadas novenas, trezenas, procissões, quermesses com mastro e bandeiras, bem como ocorre a distribuição de pãezinhos bentos após as missas. Esta tradição persiste no Brasil em nossos dias.

           Foi um santo soldado e teve patentes militares no Brasil Colônia, chegando a receber soldo de militar que a Igreja recebia até início do século XX.
Santo casamenteiro das moças, (das velha é São Gonçalo do Amaranto). Em seu dia moças casadouras (e moços também) fazem promessas e simpatias.

Algumas crendices para achar marido:
- Tirar o Menino Jesus de seus braços.
- Virar o Santo de frente para a parede.
- Tirar o resplendor e colar uma moeda com cera na tonsura.
- Pendurar a imagem pelo pescoço dentro d'água.
- Castigar de qualquer forma.
- Na véspera do dia do Santo, olhando no espelho com uma vela na mão, rezando uma Salve Rainha poderá ver-se o rosto do futuro marido ou o espírito da morte.
- Guardar um pouco da comida que comeu durante o dia, deixando num pratinho. À noite em sonhos verá o rosto do futuro marido que virá alimentar-se .
Oração para achar marido
Meu Santo Antônio querido/ Eu vos peço por quem sois/ Dai-me o primeiro marido/ Que outro eu arranjo depois.
Meu Santo Antônio querido/ Meu santo de carne e osso/ Se não me deres marido/Não tiro você do poço.

        O Santo ajuda também a encontrar objetos perdidos.

        Oração para procurar coisas perdidas:
        Santo Antônio pequenino, se vestiu e se calçou. Sua Mãe lhe perguntou: onde vais Antoninho? Vou procurar..............que..............não achou.
Deve-se rezar esta oraçãozinha dizendo qual objeto se procura e o nome da pessoa interessada. enquanto procura-se o objeto perdido.
          É infalivel.  Reza forte

          Santo Antônio dos cativos, vós que sois um amarrador certo, amarrai por vosso amor, quem de mim quer fugir, empenhai o vosso hábito e vosso santo cordão como algemas fortes e duros grilhões, para que impeçam os passos de ...........que de mim quer fugir, e fazei ó meu bem aventurado Santo Antônio, que ele case comigo sem demora.
Ave Maria cheia de graça.......até o fim.

         Oração para pedir a benção do Santo
         Que Santo Antônio me defenda de todos os perigos, afaste de mim e de meu lar todas as atribulações, me proteja em todos os meus empreendimentos, me inspire na prática do bem e me ajude a alcançar a vida eterna. Amém.
Oração a Santo Antônio

         Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar o menino Jesus, alcançai-se deste mesmo Jesus, a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer ao vosso grande prestigio junto a Deus para atender meu insistente pedido. Amém.

         Caracteristicas do Santo
- Tinha o dom de pregar e ser entendido por todos os estrangeiros.
- Em Rimini falou para os peixes quando os homens não o quiseram ouvir.
- Veio em espírito a Lisboa, fazendo o cadaver de um assassinado inocentar seu pai Martim de Bulhões, acusado do crime. O cadaver fez sinais com a mão e com a cabeça.
- Acredita-se que o Menino Jesus o visitava com frequencia.
- Em Portugal sua imagem encontra-se nos mais variados locais e caminhos.
- Tem fama de encontrar objetos perdidos, roubados ou esquecidos, o objeto só é achado se não estiver além de um rio, neste caso a oração é ineficaz. O rio provoca o esquecimento.
- O Santo só concede graças se uma oferenda lhe é feita no momento do pedido.

Fonte: Comissão Gaucha de Folclore
Professora Paula Simon Ribeiro

Nenhum comentário: