sexta-feira, 24 de junho de 2016

Hoje é dia de São João - 24 de junho

SANTOS PADROEIROS DE JUNHO

           As verdadeiras festas juninas no Rio Grande do Sul estão ligadas ao solstício de inverno e são festas importantes no calendário gaúcho, com grande significado, porque mobilizam as comunidades que, de certa forma, evidenciam suas devoções e aproveitam tais momentos para grande congraçamento social. Em muitos rincões do Estado, principalmente no ambiente simples do nosso homem do campo, as festas de maior significado na comunidade continuam sendo as comemorações dos Santos Padroeiros.

          Os Santos Padroeiros do Ciclo Junino são comemoradas de formas distintas nas seguintes datas do mês de junho: 13 – Santo Antônio; 24 – São João; 29 – São Paulo e São Pedro. Conforme orientações da Igreja Católica, os “santos devem ser cultuados na igreja, de acordo com a tradição, pois as Festas dos Santos Juninos pregam as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram os exemplos a serem seguidos”.

          Os presságios (sortes e crendices) caracterizam as festas juninas, geralmente versam sobre casamento, amor, felicidade, viagens ou mortes. Estas adivinhações, ainda vigentes no Rio Grande do Sul, são reminiscências vivas, indiscutíveis e verdadeiras dos cultos agrários em convergência para uma tradição cristã.

Hoje é dia de São João

           É a festa junina mais popular no Estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. São João é o santo mais festejado socialmente no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, também é considerado o santo protetor / padroeiro das mulheres grávidas. É comemorado no dia 24 de junho, com fogueiras acesas em todos os rincões para recordar o seu nascimento. São João Batista era primo de Jesus Cristo. Segundo a crença popular, era um pregador intolerante e áspero. No entanto, São João é cultuado pelo povo como um santo amável, alegre e festeiro. 

           Conta a lenda que “Santa Izabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Ora, Santa Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço. 

           Numa noite bonita, de céu estrelado, São João veio ao mundo. Para avisar a Virgem, Santa Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado. 

           A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém –nascido”. 
(lenda sem fundamentação da Bíblia católica) 

           E desde essa época, São João é festejado com mastro, fogueira e capelinha, que lembram o seu nascimento. 

           A roupa adequada para essa ocasião é a “gauchesca de festa”. A comida é galinha frita, assada ou com arroz, batata-doce, pinhão, preparado de vária maneiras, o amendoim, a pipoca, a cangica, os doces campeiros. Assar churrasco, ainda nas brasas da fogueira, seria um desrespeito ao santo. Bebe-se cachaça, quentão, jacuba ou capilé.

CRENDICES DE SÃO JOÃO

           Na noite de São João é comum a execução de “provas”, que, na maioria das vezes, versam sobre o namoro e o casamento, podendo também dar pistas sobre viagens e mortes. Citamos algumas: 

1-Água na boca: encher a boca de água e colocar-se atrás da porta da rua. O primeiro nome que for ouvido, indica ser o(a) futuro(a) pretendente. 

2-Dentes de alho: plantar três dentes de alho, cada um com o nome de um(a) pretendente. O primeiro que brotar indicará o nome do futuro marido ou esposa. 

3-Faca na bananeira: enterrar uma faca nova no tronco de uma bananeira. Antes de aparecer o sol, retirar a faca e verificar a escrita da inicial do(a) pretendente ou um desenho significativo. 

4-Aliança no fio: colocar água até a metade de um copo. Contar as batidas dadas pela aliança e suspendê-la sobre o copo. Contar as batidas dadas pela aliança nas paredes do copo. Elas indicarão quanto tempo falta para o casamento. 

5-Rolinhos na água: escrever o nome dos(as) pretendentes em pequenos papeizinhos, enrolando-os e deixando um em branco. Colocar os rolinhos numa bacia com água. Pela manhã, verificar qual deles está desenrolado. O nome ali escrito é o do(a) futuro(a) pretendente, se for o em branco, não vai haver casamento. 

6-Feijão indicador de riqueza: colocar três grãos de feijão embaixo do travesseiro. Um descascado, outro descascado pela metade e outro com casca. Pela manhã, pegar um sem olhar. Se for com casca, o(a) noivo(a) será rico; metade descascado, será meio remediado e se for descascado, será pobre. 

7-Tição: retirar da fogueira antes do sol sair e guardar, pois se torna bento. Acendê-lo em dia de tormenta. 

8-Vela: deixá-la no sereno, na noite de São João. Adquire poderes santificados. 

9-Cacimba: ir à frente, enxergar-se na água e depois lavar o rosto, antes do sol nascer. Traz boa saúde. 

10-Fogueira: passar descalço por cima das brasas. Se não queimar os pés é porque não tem pecado, tem alma limpa. 

11-Água: colher água no arroio ou cacimba antes do sol sair e quando cantar o primeiro galo. 
Serve para benzer os cantos da casa por ocasião de tempestade e livrar o gado da peste. 

12-Pega-se um pedaço de papel e pinga-se tinta no centro, logo após dobra-se em quatro partes. A meia-noite abre-se e o desenho formado indicará o futuro da pessoa, tal como viagem, casamento, morte, etc. 

13-Colocam-se, em um prato de sopa com água, duas agulhas virgens. Faz-se um pedido e aguarda-se. Se as agulhas se juntarem, a resposta é afirmativa, se ficarem afastadas é negativa. 

Nenhum comentário: