terça-feira, 17 de maio de 2016

MTG e outras entidades reúnem-se com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação para debater sobre mormo

Grupo técnico estudará viabilidade de ampliação do prazo de permissão de trânsito de equinos para 6 meses

           O presidente do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, participou sexta-feira, 13 de maio, de reunião com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. O encontro teve o mormo como pauta e o objetivo da reunião, passado um ano do primeiro caso diagnosticado da doença no RS, foi informar os representantes das entidades de que as equipes da Secretaria da Agricultura, junto com o Ministério da Agricultura, estão realizando um levantamento técnico através de cruzamento de dados, do número de exames realizados, que hoje estão em cerca de 100 mil, em relação ao número de focos em animais que foram diagnosticados com mormo. Atualmente são 41 focos e 61 animais diagnosticados com a doença.

           A intenção deste levantamento é buscar a viabilidade de se realizar a ampliação de permissão de trânsito de equinos, por meio da emissão da Guia de Transito Animal (GTA) para o exame negativo do mormo, para 6 meses (180 dias). Hoje o atestado negativo de mormo tem validade de 60 dias. As equipes técnicas têm o prazo até o final do mês de maio para a conclusão deste estudo.

           "Nosso objetivo é manter o controle e o monitoramento do mormo no Estado, medida que estamos realizando de forma eficaz. Por outro lado, buscamos a ampliação do prazo, para que todos os proprietários dos equinos tenham condições de realizar os exames e, da mesma forma tenhamos a garantia de manutenção dos eventos equestres, tão importantes em nossa cultura e tradição gaúcha", ressalta o secretário Ernani Polo.

          Estavam presentes no encontro representantes do MTG, Federação Gaúcha de Laço, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, representantes da Câmara setorial de equinos e Câmara estadual de equinos, equipe técnica da Secretaria da Agricultura, além de Bernardo Todeschini, representando o MAPA.
Segundo Callegaro, o MTG está acompanhando de perto e constantemente a situação do mormo no Estado, e dentro da legalidade atuando em parceria com as entidades para se chegar à melhor solução.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário: