segunda-feira, 23 de maio de 2016

É da Rainha da Fronteira a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul

Roberta Jacinto (E), do CTG Prenda Miinha de Bagé, ao lado de Marina Giolo
          Já era quase 3h da madrugada de domingo, dia 22 de maio, noite que dificilmente Roberta Jacinto, do CTG Prenda Minha, de Bagé, esquecerá. Cerca de 1.300 pessoas participavam do Fandango no CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, quando o cerimonial da 46ª Ciranda Cultural Gaúcha, formado por Airto Glademir Timm e Andressa Pagnusatt, anunciou a representante do estado, como 1ª Prenda. O concurso realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que este ano completa 50 anos, através da 7ª Região Tradicionalista e o CTG Lalau Miranda recebeu o maior número de participantes dos últimos anos.
          Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto, do CTG Prenda Minha, de Bagé, ficou em primeiro lugar; na segunda colocação, do CTG Piquete da Querência, de São José do Ouro, Luíse Moraes; e em terceiro lugar, Carolina Amaral Ehlert, do CTG Querência Crioula, de Giruá.
 Na categoria juvenil, o primeiro lugar foi para:
           Giovana Pertuzatti Rossato, do CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen; em segundo lugar ficou Dayala Marina Ubessi Streit, do CTG Rancho dos Tropeiros, de Ibirubá; e na terceira colocação, Luana Rachel Wojciechowski, do CTG Os Legalistas, de Santo Ângelo


 A categoria mirim teve como classificadas:
           Nicoly Cimento, do CTG Sentinelas do Pago, de Marau, em primeiro lugar; na segunda colocação, Ana Luísa Antoniolli, do CTG Retorno à Querência, de Nova Prata; e Isabella Nunes da Silva, do CTG Estância da Serra, de Osório, em terceiro lugar.


          Prendas de todas as regiões do estado movimentaram a Passo Fundo desde a quinta-feira (19). Ao todo, 73 candidatas, inscritas nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta, buscavam o título máximo das prendas do Rio Grande do Sul. Foram aplicadas provas: escrita, artística, oral, mostra folclórica) ou arte tradicional) e relatório de atividades, conforme regulamento do MTG.
           De forma tradicional e regulamentar, o evento sempre é realizado na região representante da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Dessa forma, pela quarta vez, Passo Fundo foi sede do concurso. Bagé sediará pela primeira vez a Ciranda de Prendas em 2017, pois em 1978, quando o CTG Prenda Minha conquistou o estado, através de Helenice da Luz Ghisolfi, o concurso era realizado no Congresso Tradicionalista.









Nenhum comentário: