terça-feira, 12 de abril de 2016

Fim de semana na Fronteira - 1500kms, 4 cidades, 3 RTs em 2 dias

           Cumprindo nosso trabalho de levar a informação para o interior do estado viajamos neste final de semana pela região da campanha, indo até a fronteira com o Uruguai (inclusive entramos no país vizinho para conhecer um novo empreendimento).
            A cidade de Alegrete foi o primeiro ponto de parada, no CTG Farroupilha, onde acontecia um grande seminário cultural.
             O 2º Peão Farroupilha do estado, Marco Antonio Saldanha, foi o meste de cerimônias, de evento.
             A noite, foi a vez da capital da paz, Dom Pedrito. Fomos ao CTG Herança Paternal, onde o DC Alma Gaúcha estava realizando uma gincana, denominada Carreta Solidária.
           "Aproveitando o tema anual, do ano de 2015 "Para cada competição um momento de confraternização", resolvi junto com a minha entidade,o Departamento Cultural Alma Gaúcha criar uma gincana entre as invernadas do município,que decorreu entre os dias 4 a 9 de abril, e os alimentos arrecadados foram depositados na carreta e doados a uma instituição carente de Dom Pedrito" - Disse Kanilli Alves, anfitriã do evento.
         "E a ideia é que o projeto tenha continuidade e que todo o primeiro sábado de cada mês continuemos carreteando a solidariedade, ou seja gincanas e atividades em que possamos arrecadar alimentos para doação" - concluiu Kamilli.
           Nas fotos podemos ver que a arrecadação para o evento solidário foi grande. Saimos de Dom Pedrito e chegamos em Livramento ainda no sábado a noite, onde nos hospedamos no hotel de trânsito do exercito.
           Cedo em Livramento fomos até a Radio RCC, no programa do Juliano Moreno (que fez um show no Shopping Melancia, em Rivera, na noite anterior). Foi uma belissima recepção na fronteira da paz.
            Liliane Pappen, presidente do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, palestrou sobre "Indumentária Gaúcha e suas diretrizes".
            "Qual o teu legado? Uma reflexão sobre os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho" - Palestra de Rogerio Bastos, sobre o tema anual do MTG.
            O evento foi prestigiado pelo Coordenador da 18ªRT Gilberto Silveira. Que depois pegou seu grupo regional e foi a Pinheiro Machado prestigiar, também, o evento na 21ªRT.
            Em Pinheiro Machado, no CCTG Lila Alves, já palestrava a ex-prenda do RS 2014/2015, Caroline Lemos, quando chegou a comitiva de Bagé, e o palestrante Rogerio Bastos.
            Depois de conhecer as dependências da entidade e conversar com o patrão e o capataz, Rogério palestrou par ao público e emocionou-se no final.

            Foram 1.500 kms rodados, 4 cidades visitadas, 3 regiões tradicionalistas, e 4 entidades filiadas ao MTG que receberam as palestras. mais de 600 pessoas assistidas pelo trabalho realizado pelo coordenador da 40ªRT, diretor de comunicação da CBTG e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos e sua esposa, Liliane Pappen, presidente da Escola do Chimarrão.


Nenhum comentário: