sexta-feira, 22 de abril de 2016

Crendices e Superstições - Parte II

          O instinto supersticioso é generalizado e não apenas das camadas sócio - econômicas e culturais menos privilegiados. Pessoas de todas as idades, sexo e condição social possuem em maior ou menor intensidade algum tipo de crença que a lógica não explica. Muitas destas crenças são anteriores ao cristianismo e são atuais, ainda em pleno século XXI.

          Segundo Câmara Cascudo "dificilmente haverá outra superstição de maior universalidade que a valorização simbólica do lado direito e do lado esquerdo do homem..."

          Até mesmo na religião católica percebe-se esta predileção pelo lado direito. Referindo-se à morte de Cristo, uma oração diz: "subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso..."

          O lado direito é o "lado nobre”, ficar à direita do anfitrião na mesa de refeições é uma posição de honra, já o lado esquerdo não é desonroso, porém, é inferior. O lado direito é considerado o lado bom e forte, o esquerdo da desgraça. Direito vem de destro, destreza. Esquerda vem de sinistra, catástrofes, perigos e perdas, é considerado o lado fraco.

          Assim, se queremos ter um bom dia, devemos sempre levantar com o pé direito. Ao entrar em qualquer recinto também imprescindível usar este pé.
Na política, conceito universal, diz-se que são de direita os conservadores, de esquerda os reacionários,

           Na Roma e Grécia antigas os bons augúrios vinham pela direita. Num tempo em que os viajantes iam e vinham a pé, de carruagem ou a cavalo, pássaros pousados em arvores à direita eram bom presságio, pousados a esquerda significavam mau agouro.

           No mundo ocidental a esquerda, canhota ou sinistra indicava má sorte ou desgraças. A pessoa canhota era malvista e as famílias obrigavam crianças canhotas a usarem a mão direita, em muitos casos até mesmo amarrando a mão esquerda. Atualmente os avanços científicos e pedagógicos amenizaram este quadro comprovando que não há demérito neste fato particular.

           Aberto Santos Dumont (1873/1932) quando construiu sua casa em Petrópolis /RJ, onde residiu desde 1918, teve cuidado de fazer os degraus de tal forma que obrigasse o início da subida ou da descida com o pé direito, ou seja, há somente metade do degrau o que obriga a colocação do pé na posição que traz sorte.

           O lado direito é o lado masculino, da virilidade, é o lado formador dos homens. Assim é comum se ouvir dizer: "é um homem correto, direito..."
Para adivinhar o sexo do nenê que vai nascer (antes da existência de ecografia) solicitava-se a uma gestante para mostrar a mão sem dizer qual.Se mostrasse a mão direita esperava um menino, se mostrasse a esquerda seria menina. Esta crendice era vigente 4 séculos AC conforme registrou Hipócrates, o Pai da Medicina

          Se o nenê dentro do útero materno se mexe mais do lado esquerdo é menina, ao contrário, se mexer mais do lado direito é menino. Estudos realizados nas obras de Hipócrates denunciam em seus escritos seu pensamento de que o lado esquerdo é o da feminilidade, e o lado direito é o da masculinidade.

          Pelo sim, pelo não a crença sobre o pé ou mão direita persistem através dos tempos.

  Paula Simon Ribeiro

Nenhum comentário: