sábado, 16 de abril de 2016

Começou o Entrevero de Peões do RS

           No 33° Congresso, realizado em janeiro de 1988, na cidade de Veranópolis, foram apresentadas duas propostas de criação de um concurso para os peões: uma de autoria de Rosângela Antoniazzi de Moraes, 1ª Prenda do RS, de 1984, e César Vieira, e a segunda, de autoria de Sergei Renan Lopes e Vicente Leomar Mileski. Ficou aprovada a nomeação de uma comissão para estudar o assunto. Na 27ª Convenção Tradicionalista, realizada em julho de 1988, em Caxias do Sul, foi aprovado o concurso com o título de "Concurso Troféu Farroupilha", com as 3 fases para o ano seguinte.
           No inicio o concurso era realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas e, a primeira edição, foi em maio de 1989, em Cachoeira do Sul-RS, quando foi eleito o representante do PL Esteios de Japeju, de Uruguaiana, Agnaldo Reis.

           Por determinação da 32ª Convenção Tradicionalista, de julho de 1991, em Pedro Osório, o concurso passou a ser realizado na Festa Campeira do RS, a FECARS. No mesmo ano o concurso passou a classificar "Destaques", isto é, o 1º colocado era o Peão Farroupilha e mais os Destaques Cultural, Artístico e Campeiro, conforme as notas mais altas nestes segmentos. Em seguida, na 35ª Convenção, em julho de 1992, por proposta do Peão Farroupilha do Estado, Maurício Sessembach Abreu, o evento ficou isolado, passando sua realização para a cidade do Peão Farroupilha.
           Em julho de 1995, na 40ª Convenção Tradicionalista, realizada em Canguçu, a equipe de Peões do Estado aprovou proposta de criação da categoria juvenil, denominada “Guri Farroupilha”. A partir de 2002, por iniciativa da Diretoria do MTG, o Concurso passou a receber, também, a denominação de Entrevero Cultural de Peões.

           No ano de 2012, na 77ª Convenção Tradicionalista na cidade Guaporé, foi criado o concurso para a categoria mirim, denominado “Piá Farroupilha”. E teve seu primeiro concurso estadual em 2015.
           Pois no dia 15 de abril começaram as provas que irão apontar os novos peões, guris e piás farroupilhas do RS 2016/2017. A cidade de Portão, 15ªRT, é a sede da 28ª edição do concurso e,pela primeira vez na história o Pai, que foi peão farroupilha do RS, é o presidente da Comissão Executiva do evento que seu filho, atual Peão do RS, Lourenço Nunes, entrega o cargo.
            A Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões são muito mais do que  concursos. Basta andar entre os participantes e poder-se-á notar que ali tem amigos de muitas partes do estado se encontrando. Confraternizando. Por que as diversas atividades que envolvem os dois eventos promovem encontros entre eles.
            Nas comissões avaliadoras é possível encontrar ex-prendas e ex-peões do RS avaliando seus iguais. Outros nos bastidores ajudando. E ainda, outros, na platéia torcendo.
            Regiões com maior numero de títulos estaduais:
3 títulos de peão farroupilha: 3ª, 9ª, 11ª,15ª, 16ª e 23ªRts
2 títulos de peão farroupilha: 30ª
1 titulo de peão farroupilha: 1ª, 4ª, 7ª, 12ª, 13ª, 20ª e 21ªRTs
16 Regiões ainda não conquistaram o Troféu Farroupilha
           Com 7 títulos de Guri Farroupilha, sendo 5 consecutivos (de 1999 a 2004), a 3ªRT é a maior detentora de 1ºs lugares da categoria, seguido da 11ª com 3 e da 15ªRT com 2. Com um titulo de Guri vem logo a seguir a 1ª, 4ª, 6ª, 7ª, 9ª. 13ª, 20ª e 21ªRTs.



               Na abertura oficial mais momentos de fortes emoções. No pronunciamento da prefeita municipal, Maria Odete Rigon, lembrou de quando estudaram juntos, Ernani Nunes e ela, e a homenagem que fizeram quando ele ganhou o "Troféu Farroupilha" em 1990, e que nunca pensaram que estariam repetindo a festa para o filho de Ernani. 

             Neste sábado continuam as provas. No PL Timbaúva acontecerão as provas Campeiras do concurso. E à noite o fandango com o resultado do 28º Entrevero Cultural de Peões.


Nenhum comentário: