sábado, 16 de abril de 2016

Sábado de Provas Campeiras no Entrevero de Peões

            O Sábado começou com as provas campeiras, que tem o valor mais elevado do concurso: 40 pontos.
           A PROVA CAMPEIRA é dividida em 3 (três) partes, para as três categorias. Para PEÃO e GURI a primeira parte consta de uma prova, a é sorteada pela comissão avaliadora dentre 4 (quatro) modalidades: Fazer churrasco; charquear; cevar o mate; emalar capa ou poncho.
           Já a segunda parte consta de 6 (seis) modalidades, das quais o candidato escolhe duas, uma de cada bloco, para apresentar à comissão avaliadora:
          Provas de a pé: Trançar; tosquiar; tosar.
          Provas a cavalo: Laçar; apartar; prova de rédeas, sem tempo definido, mas impedido fazê-la “a passo”.
          A terceira parte o candidato deverá encilhar (nos moldes tradicionais e respeitando as características regionais),montar e cavalgar num trajeto determinado pela comissão avaliadora, demonstrando as várias andaduras do cavalo: passo ou tranco, trote ou marcha e galope.
           Já o PIÁ na primeira parte consta de uma prova obrigatória a todos os candidatos. A prova inclui o ato de cevar o mate (preparar o chimarrão) e de uma breve explanação a respeito da história do chimarrão, avios de mate e convívio social na roda de chimarrão.
           Na segunda parte, também prova obrigatória para todos, é o ato de “encilhar o cavalo”, na qual o concorrente encilha um cavalete, simbolizando o cavalo, além de identificar e citar as peças da encilha.
           A terceira consta de 2 (duas) modalidades das quais o candidato escolhe uma para apresentar à comissão avaliadora
           Trançar (nesta modalidade deverá levar os tentos preparados) e laçar vaca parada.

Mãos abençoadas do Rio grande. Não deixam morrer a profissão de Guasqueiro




Nenhum comentário: