sexta-feira, 19 de junho de 2015

MTGs do Brasil se reuniram em Brasilia com Deputados Federais

Encontro marcou a coesão entre a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha com Senadores e Deputados Federais gaúchos

           No dia 17 de junho a noite foi realizada a primeira reunião entre a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e a “Bancada do Gauchismo” no CTG Estância Gaúcha do Planalto, em Brasília. Conforme o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, a iniciativa foi realizada pela Confederação em parceria com os Deputados Federais Giovani Cherini (RS) e Carlos Marun (MS).
          Os participantes foram recepcionados pelo Patrão Junior Fioravante do CTG Estância do Planalto e toda a sua equipe. “Estivemos reunidos com a “Bancada do Gauchismo” representada por políticos que compõem o Congresso Nacional e que se identificam de alguma forma com os princípios do nosso movimento tradicionalista gaúcho, para discutirmos sobre o tradicionalismo e a cultura campeira. Um momento histórico e muito importante essa coesão para estabelecermos uma relação próxima com o Congresso Nacional. Quero agradecer os parlamentares e o apoio de todos os MTG’s, que compareceram ou enviaram representantes para a nossa primeira reunião com a Bancada. No evento solicitamos o apoio dos parlamentares para a preservação da cultura gaúcha”, enfatizou João Ermelino de Mello.
           Além do seu Presidente, a CBTG foi representada por diversos tradicionalistas: 1º Vice-Presidente - Eduardo Larsen, Presidente MTG-RS - Manoelito Savaris, Presidente MTG-SC - Orides Luiz Pompeo, Presidente MTG-PR - Rogério Antônio Pankievicz, Presidente MTG-MT - Roberto Basso, Presidente MTG-MS - Natal José Marchioro, Presidente MTG-PC - Loiva Lopes Calderan, Presidente MTG-RO - Jaime Valentim Morgan, representantes do MTG-SP e da Amazônia Ocidental e pelo Assessor de Tecnologia da Informação - Wilson Porto. O Presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG), Dorvílio José Calderan, também participou do encontro.

          De acordo com o Presidente do MTG-RS, Manoelito Carlos Savaris, foi entregue aos deputados uma carta denominada “Carta aos Deputados Federais e Senadores do Brasil”. “Destacamos neste documento nossos anseios: que os parlamentares rejeitem iniciativas que objetivam impedir a realização dos rodeios crioulos; que apoiem as iniciativas legislativas que valorizem a cultura gaúcha, os rodeios crioulos e a existência dos CTG’s no Brasil; que cada parlamentar reserve parte das suas emendas ao orçamento federal para apoio a eventos ou para melhoria das estruturas dos MTG’s e CTG’s; e que os parlamentares formem a “Bancada do Gauchismo” como forma de mútuo apoio e de cooperação, inclusive orientando ações positivas por parte da CBTG e MTG’s”, explicou Savaris.

          Estiveram presentes os Deputados Federais por Rio Grande do Sul: Afonso Hamm, Alceu Moreira, José Sperotto e Mauro Pereira; por Mato Grosso do Sul: Carlos Marun, por Rio de Janeiro: Celso Pansera, por São Paulo, Baleia Rossi e por Santa Catarina, Valdir Colatto.
          O Deputado Federal por Mato Grosso do Sul, Carlos Marun, um dos organizadores do evento, colocou a importância do primeiro encontro e a necessidade de unir as forças. “Parabenizo o Presidente da CBTG, João Mello, que tomou essa iniciativa importante para começarmos essa união para defendermos o tradicionalismo. Existem no Congresso Nacional Deputados Federais nascidos no Rio Grande do Sul e eleitos por diversos Estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Fortaleza, Rondônia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo), que têm a disposição de contribuir com o tradicionalismo e proteger a cultura campeira. Lançamos uma semente que pode resultar num grande pomar, que é uma bancada decidida a defender questões que são de extrema relevância (como rodeios, indumentárias, etc) e incentivar financeiramente as atividades culturais dos CTG`s. Com orgulho fiz parte desta organização de extrema importância para a cultura gaúcha” pontuou o Deputado Federal Carlos Marun.

Nenhum comentário: