quinta-feira, 4 de junho de 2015

MORMO - Fique atento

         
          A confirmação do primeiro caso de mormo em um equino do rebanho gaúcho colocou em alerta os criadores do Rio Grande do Sul. A doença debilita o animal, causando alterações respiratórias e provocando febre, podendo levar à morte. Além disso, é contagiosa e pode ser transmitida a pessoas.
         Depois de um primeiro exame dar positivo em um equino no município de Rolante, um segundo teste, feito por um laboratório de referência localizado em Recife (PE), confirmou o diagnóstico.
          O animal foi sacrificado nesta quarta-feira. A propriedade foi desinfetada.
Submetidos a exames, outros 38 animais da propriedade não tiveram o problema detectado. Em 45 e 90 dias, novos testes serão realizados.
          – É preciso que o produtor fique atento, notifique suspeitas e busque informações – alerta Fernando Groff, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura.
        
          MORMO
          Mormo ou lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei mais frequente em equídeos (cavalos, asnos e mulas), mas podendo também ser contraída por outros mamíferos, como cachorros, gatos e bodes  - geralmente pela ingestão de água ou comida contaminada.
          Em alguns casos o ser humano pode ser vítima desta doença infecciosa.

Nenhum comentário: