domingo, 3 de maio de 2015

A tradição gaúcha vai para o coração da capital - 1ªRT realiza o SAT na Redenção

          Quem chegava no centro da capital gaúcha nesta manhã chuvosa de domingo, poderia conferir o que a 1ª região tradicionalista tem de mais precioso: Sua gente.
           Apesar do chuvisco que caia, intercalando com períodos calmos, as invernadas que participarão da regional do ENART fizeram um verdadeiro espetáculo, com seus musicais, dançarinos, declamadores e cantores no Parque Farroupilha, ou Parque da Redenção, como é conhecido.
           Além das apresentações de dança em forma de integração, muita musica, poesia, oficinas com pessoal de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Viamão e  Eldorado do Sul.
           O Seminário de Aprimoramento Tradicionalista surgiu no ano de 2003, junto com o CFor, que disponibilizou para que as regiões pudessem refletir e fazer atividades com quem participa do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, e, com essas atividades, em sua grande maioria, sociais, conseguiu-se uma aproximação da tradição gaúcha com a comunidade.
           Rodrigo Adriano Maciel, Diretor Artístico da 1ªRT, grande responsável pelo sucesso de uma atividade, que, mesmo em um dia nublado e chuvoso, aproximou os tradicionalistas da comunidade, além, é claro, de mostrar a arte gaúcha para as pessoas que não são acostumadas a ver espetáculos como os que aconteceram na Redenção.

           Opinião do BLOG: Mesmo sabendo que parece, para a gurizada, um sacrifício "sem nexo", o SAT faz uma aproximação e mostra para as pessoas que não costumam ir a CTGs o que fazemos lá dentro. Para onde estamos nos preparando para ir e o que faremos no ENART. No inicio vemos pessoas emburradas, bravas com o "cabresteamento"... mas logo encontram amigos, os sorrisos vem, as conversas, as amizades, o espetáculo.
          A aula que essa moçada deu no centro da capital, mostrando que tradição gaúcha não se faz somente em setembro. Mas o ano todo.
          Campanha de doação de sangue (fundamental), campanha de doação de alimentos (fundamental), oficinas ensinando declamação, encilha, piquinique juntos no centro... olha, levantei cedo e fomos para lá e te digo, valeu a pena!

Um comentário:

Gildeilton Câmara disse...

Valeu muito a pena ir visitar o parque hoje, e foi uma bela surpresa ver esse espetáculo, fiquei emocionado. Já valeu toda minha viagem de Natal até aqui, obrigado pela linda apresentação.