sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

15 anos sem Leopoldo Rassier

          Meu filho não sabe quem foi Leopoldo Rasssier. mas já balbuciou as musicas dele, e quem não o fez?

          Leopoldo Rassier nasceu em 6 de outubro de 1936 foi cantor do movimento nativista, compositor e poeta gaúcho.Teve origem em uma rica família de Pelotas, sendo bisneto do português Visconde de Souza Soares. Era um dos cinco filhos de Gaston Garcia Rassier e de Olenka Litran de Souza Soares. Foi pretor peregrinus, juiz do trabalho aprovado em curso mas não empossado, professor, comunista militante, consultor da Assembléia Legislativa, fazendeiro, poliglota e viajante incansável (morou em Moscou por dois anos). 

          O único álbum da carreira foi gravado em 1986, ao mesmo tempo em que lançava-se candidato a deputado estadual pelo PMDB. Dentre seus principais sucessos, estão "Não Podemo se Entregá Pros Home", "Sabe Moço", "Veterano" e "Minha Querência". 

          Faleceu às 4h30min do dia 6 de outubro de 2000, aos 63 anos, vítima de câncer generalizado e pneumonia. Foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. A Assembleia gaúcha abre, hoje, uma exposição mostrando a vida e a obra deste idolo do nativismo gaúcho.

Nenhum comentário: